Nos dias 3 e 4 de maio, das 9h às 17h, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) realiza o 1º Encontro de Integração e Boas Práticas dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Regionais, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A iniciativa é da Superintendência de Proteção Social Especial da Subsecretaria de Assistência Social (Subas).

O encontro, que conta com a participação da equipe de assistentes sociais, psicólogos e advogados das quatro unidades, tem como objetivo discutir a prática profissional dos atendimentos e a troca de experiências e bons exemplos no trabalho social com as famílias nas unidades. O evento é mediado por analistas da Superintendência.

Isabelle Colares, diretora de Proteção Social e de Média Complexidade da Subas, explica sobre a importância do encontro. “Queremos fortalecer o trabalho social executado na ponta, realizar integração dos técnicos da regionalização para troca de bons exemplos e boas práticas de experiências de atuação e compartilhamento de ações para o aprimoramento do trabalho entregue aos cidadãos mineiros.”

Creas

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social  (Creas) Regionais são unidades estatais,de execução estadual, que ofertam serviços de Proteção Social Especial a pessoas e famílias em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

Em Minas Gerais existem quatro Creas Regionais estaduais, que atendem municípios de pequeno porte nas comarcas onde atuam: Creas Regional Médio e Baixo Jequitinhonha, com sede em Almenara; Creas Regional Alto Jequitinhonha, com sede em Diamantina; Creas Regional Mucuri, com sede em Águas Formosas e Creas Regional Vale do Rio Doce, com sede em Peçanha.