No dia 30/11, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), promoverá dois eventos presenciais em Belo Horizonte, para apoio a técnicos, trabalhadores(as), além de gestores municipais de entidades de assistência social. A partir das 9h será realizado um evento sobre o “Trabalho Social com Famílias no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade”. À partir de 13h30, o tema será sobre “A prática no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”.

As ações são iniciativas da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), e buscam apoiar tecnicamente os municípios sobre as temáticas. Para se inscreverem em qualquer uma das atividades, os interessados deverão acessar o Sistema de Gestão e Capacitação (Siscap). As inscrições se encerram no dia 29/11.

Vagas limitadas

Serão ofertadas 500 vagas para o apoio técnico presencial. Os técnicos municipais também poderão acompanhar a ação por meio do canal oficial da Sedese no YouTube.

Para ter direito a declaração de presença nos eventos, os participantes deverão estar inscritos na ação. Aqueles que participarem da modalidade presencial deverão assinar a lista de presença no dia do evento. Já os que estiverem acompanhando virtualmente deverão preencher o formulário de presença que será disponibilizado durante a transmissão no Youtube. Neste caso, o formulário só estará disponível até o final da ação.

Manhã

Pela manhã, o Auditório JK recebe evento que vai abordar o Trabalho Social com Famílias na Proteção Social Especial de Média Complexidade. A ação destacará o processo de acompanhamento familiar no âmbito do Serviço de Proteção e Acompanhamento a Famílias e Indivíduos (PAEFI) como um meio fundamental para a reconstrução dos laços familiares fragilizados em decorrência de violação de direitos.

“O objetivo é unir solidamente a teoria e a prática do trabalho social. Queremos contribuir com a elevação da compreensão dos trabalhadores sociais dos Creas de Minas Gerais acerca do Trabalho Social com Famílias na Média Complexidade. Desejamos que cada participante retenha não apenas informações, mas um entendimento sólido sobre como o Trabalho Social com Famílias na Proteção Social de Média Complexidade é vital para a restauração de vínculos e restabelecimento da função protetiva das famílias. Que esse conhecimento se traduza em práticas mais eficazes”, destaca Francisco Alves, servidor do Creas Regionais de Minas Gerais.

Tarde

À tarde, o evento abordará o Serviço de Convivência e o Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Conforme a diretora de Serviços e Benefícios Socioassistenciais, Soraia Cruz, “o SCFV ultrapassa as simples oficinas e interações sociais; ele representa a essência na construção e consolidação de laços significativos que contribuem para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo das famílias. Cada ação desempenhada é uma peça valiosa no quebra-cabeça do fortalecimento dos vínculos familiares e com a comunidade”, completa.

SERVIÇO

Evento: Trabalho Social com Famílias no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade

Data: 30/11

Local: Auditório JK, Cidade Administrativa de Minas Gerais – Belo Horizonte

Inscrições: até 29/11 pelo link bit.ly/3qBizeD

Evento: A prática no Serviço de Convivência e o Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Data: 30/11

Horário: 13h30

Local: Auditório JK, Cidade Administrativa de Minas Gerais – Belo Horizonte

Inscrições: até 29/11 pelo link bit.ly/3qBizeD

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: dgtep@social.mg.gov.br.