“Caderno de Orientações Técnicas: planejamento municipal nos cenários de pandemia e pós pandemia” já está disponível no site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

O documento irá apoiar os gestores, trabalhadores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social – Suas na elaboração dos planejamentos municipais, para que possam potencializar as estratégias de enfrentamento e redução dos impactos causados pela pandemia.

No ano passado, foi realizado um curso que abrangeu em um só material conteúdos com essa temática, abordando aspectos da gestão, controle social, vigilância, serviços, benefícios e programas socioassistenciais, que fossem capazes de fomentar a cultura do planejamento e envolver o maior número atores da Política de Assistência Social no processo.

Tendo em vista que a situação de calamidade pública em saúde ainda persiste, os conteúdos do curso foram atualizados e transformados neste Caderno de Orientações Técnicas. Com isso, a Sedese aposta que os temas abordados, bem como as sugestões e dicas de práticas para o planejamento e atuação cotidiana sirvam para construção de ações mais adequadas à realidade das famílias e territórios.