A fim de levantar as principais questões relacionadas ao atendimento em saúde para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), na rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Ministério da Cidadania, em articulação com o Ministério da Saúde, lançou a primeira pesquisa sobre saúde no meio aberto, que deve ser respondida pelos gestores municipais de Assistência Social responsáveis por esses serviços.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, reforça a importância da intersetorialidade entre a política da assistência social e da saúde para a proteção integral e defesa do direito à vida e saúde dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.  

 Para isso, é imprescindível que os gestores municipais do Suas respondam o formulário, que poderá viabilizar mudanças na política pública do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), a fim de aprimorar e aumentar a eficácia do serviço. 

Segundo o Ministério da Cidadania, não há dados sobre saúde no meio aberto junto aos municípios, o que criou a necessidade dessa pesquisa para saber como é a articulação, o atendimento e o acesso ao SUS por essa população. 

O link do formulário da pesquisa foi enviado por e-mail institucional a partir da base de contatos do CADSUAS. As dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail: cgmse@cidadania.gov.br

Para mais informações acesse o site da Rede Suas