Com o objetivo de orientar e tirar as dúvidas dos municípios mineiros sobre os sistemas de informação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Sedese realizou, no dia 02/02, a II Agenda Permanente de Sistemas.

Por meio da Diretoria de Vigilância Socioassistencial, o evento teve como tema o Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira – Conselhos. A ação foi direcionada aos responsáveis do Conselho Municipal de Assistência Social pelo preenchimento e deliberação do Demonstrativo nos municípios, importante instrumento de prestação de contas anual de recursos federais.

O encontro contou com a presença de 159 participantes, sendo 118 participantes de 114 municípios mineiros e 41 profissionais de 19 Diretorias Regionais da Sedese.

O evento abordou tópicos como: Contextualização e marcos normativos da prestação de contas; O CMAS e suas atribuições relacionadas à prestação de contas do órgão gestor; Instrução de processo de prestação de contas (Portaria 124/2017); Acesso ao sistema; Preenchimento de cada aba do Demonstrativo (informações gerais; serviços/programas; gestão PBF e gestão SUAS) Funcionalidades do Demonstrativo Sintético (pendências, histórico de versões, habilitação e retificação do demonstrativo).

A gravação da agenda está disponível, no youtube, para aqueles municípios que não conseguiram acompanhar o evento ao vivo ou que desejem revê-lo.

Uma cópia da apresentação está disponível clicando aqui.

Uma nova videoconferência sobre o preenchimento do CNEAS – Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social está marcada para o dia 16/02/2022. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Contato para dúvidas/dificuldades: divisom@social.mg.gov.br