Encontros virtuais têm aprimorado o trabalho de profissionais e melhorado a qualidade dos serviços em todo o estado
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Diretoria de Vigilância Socioassistencial (Divisom), está promovendo, neste ano, a Agenda Permanente Divisom de Sistemas, que consiste em uma série de videoconferências regulares com o objetivo de orientar os profissionais da assistência social sobre o uso dos sistemas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Seis sessões foram destinadas a trabalhadores dos municípios e equipes das Diretorias Regionais da Sedese (DRs), gerando grande impacto na qualificação das práticas e na integração das equipes.
Com a colaboração das Diretorias de Gestão do Cofinanciamento do SUAS e de Gestão do CadÚnico e Programas Socioassistenciais, as videoconferências abordaram temas essenciais, como o Plano de Ação e o Sicon – Sistema de Condicionalidades do PBF. O projeto atingiu 1.047 participações de 364 municípios e 22 DRs, consolidando-se como uma ferramenta valiosa para esclarecer dúvidas e melhorar o desempenho no uso dos sistemas
Alê Portela, Secretária de Desenvolvimento Social, destaca a importância dessa ação: “Nosso objetivo é fortalecer o trabalho dos profissionais da assistência social, proporcionando um suporte contínuo e acessível. As videoconferências são fundamentais para garantir que as orientações cheguem de forma clara e eficaz, impactando diretamente na qualidade do atendimento às famílias em todo o estado”, ressalta a secretária.
Fortalecendo a Assistência Social no estado
As ações de apoio técnico fazem parte de um esforço constante do Governo de Minas para garantir que as equipes da assistência social de Minas estejam atualizadas e bem preparadas para atender às necessidades da população. Por meio desse projeto, a Sedese busca qualificar os profissionais e ampliar o impacto positivo dos serviços prestados à população mineira.
Para o diretor de Vigilância Socioassistencial, João Paulo Freire Jardim, é muito importante ampliar o alcance das ações de qualificação e educação permanente, atuando em diversas frentes. “O projeto Agenda Permanente é uma estratégia que tem se mostrado muito eficiente, pois a gravação e disponibilização permitem consultas posteriores ao conteúdo sobre os sistemas do SUAS, tanto para os que não conseguiram acompanhar ao vivo quanto para apoiar as dúvidas diárias das equipes técnicas nos municípios”, destaca João Paulo sobre a relevância do projeto.”
Para ter acesso às gravações das videoconferências, clique aqui.