A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), elaborou um material de apoio técnico destinado aos municípios mineiros em relação a eventualidades provocadas pelo período chuvoso. (Clique aqui e acesse o material).

O objetivo é subsidiar secretarias e equipes de apoio da assistência social municipais no atendimento a famílias e indivíduos que, eventualmente, tenham sido vítimas de alguma situação de emergência e/ou calamidade pública.

O guia de acesso rápido tem o objetivo de consolidar as principais orientações e informações sobre a atuação socioassistencial em situações de emergência e calamidades públicas. De forma objetiva e com informações de fácil acesso, a ideia é contribuir para o apoio realizado pelas equipes municipais junto à população atingida para o provimento da proteção social necessária.

A cartilha contém orientações sobre como decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública; criação de gabinete de crise, ações de caráter emergencial, identificação das pessoas e famílias atingidas, dentre outras.