Recursos buscam fortalecer o projeto Aproximação Suas que desenvolve ações de Assistência Social, como acompanhamento e atendimento integral à família

aproximação suas percursos 2024

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) anunciou, durante a 2ª Oficina de Apoio Técnico realizada em Montes Claros, o repasse de mais de R$ 152 mil para os Fundos Municipais de Assistência Social de 31 municípios que fazem parte do Programa Estratégico Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia.

O recurso será destinado ao Projeto Aproximação Suas e tem como objetivo fortalecer a Proteção Social Básica, promovendo a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade. O incentivo pode ser utilizado para aquisição de bens de consumo, bens permanentes e incremento temporário de equipes.

Foco no fortalecimento do PAIF e no atendimento familiar

O Projeto Aproximação Suas, que integra o Programa Percursos Gerais, tem como foco principal a execução de ações voltadas para o Trabalho Social com Famílias e o Acompanhamento Familiar no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

“O Aproximação Suas tem o objetivo de potencializar a atuação do Sistema Único de Assistência Social, por meio do fortalecimento do Trabalho Social com Famílias e a ampliação de acesso aos serviços da Proteção Social Básica”, pontua Nelson Maure, superintendente de Proteção Social Básica.

Repasse

Os recursos poderão ser utilizados para a aquisição de bens de consumo e permanentes, além do incremento temporário de equipes, focando exclusivamente nas ações do Projeto Aproximação Suas. As atividades contempladas incluem a implantação e manutenção de equipes volantes, fortalecimento do PAIF, do Cadastro Único e da Vigilância Socioassistencial.

Apoio técnico

Nos dias 25 e 26/6, a 2ª Oficina de Apoio Técnico reuniu profissionais da Assistência Social, principalmente aqueles atuantes nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos 56 municípios do Programa Percursos Gerais.

A oficina focou nas atividades da Proteção Social Básica, com ênfase no Trabalho Social com Famílias e no Acompanhamento Familiar, oferecendo orientações sobre o preenchimento do Plano de Acompanhamento Familiar e a estruturação de equipes volantes para atender populações rurais e isoladas.

O Plano de Acompanhamento Familiar será utilizado como instrumento de acompanhamento da execução do Projeto Aproximação Suas e dos encaminhamentos realizados no Programa Percursos Gerais. Este plano permitirá uma avaliação detalhada dos resultados e do impacto nas famílias atendidas, garantindo que os objetivos de promoção da autonomia e melhoria da qualidade de vida sejam alcançados.