Ação consistiu em apoio técnico do projeto Aproximação Suas, ofertado aos gestores e técnicos de 56 municípios

Nos dias 25 e 26 de abril, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) promoveu a primeira ação do 2º ciclo do programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia em Montes Claros. Trata-se do evento de apoio técnico do projeto Aproximação Suas, ofertado aos gestores e técnicos dos 56 municípios selecionados para participar do Programa. No dia 7/5 será realizado o lançamento oficial do 2º ciclo em solenidade no mesmo município.

O Projeto Aproximação Suas é a porta de entrada do Percursos Gerais e tem como objetivo o fortalecimento das equipes municipais de Assistência Social, em especial dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). O projeto é o responsável pela interlocução com as outras iniciativas no âmbito do Programa Percursos Gerais.

No primeiro dia do evento, os participantes tiveram a oportunidade de receber informações sobre os resultados do 1º ciclo do programa, bem como conhecer os projetos a serem executados e a jornada da família.

A subsecretária de assistência social, Mariana Franco, discorreu sobre os desafios e avanços relacionados à gestão da assistência social. “Temos o desafio de promover o desenvolvimento das comunidades contempladas, para tanto é de extrema relevância o acompanhamento familiar dentro do contexto do Percursos Gerais”. Também foi tratada a importância da vigilância para uma execução eficiente dos programas, destacando a necessidade de um uso consciente dos recursos disponíveis e a importância da escuta ativa dos beneficiários.

No segundo dia, os participantes receberam orientações relevantes sobre o Cadastro Único e o plano de serviços do Aproximação Suas, componente integrante do programa Percursos Gerais.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Montes Claros, e contou com a mobilização das Diretorias Regionais Sedese de Almenara, Araçuaí, Montes Claros e Salinas, sendo uma oportunidade valiosa para fortalecer a parceria entre a Sedese e os municípios participantes, estreitando os laços e promovendo uma maior integração entre as esferas estadual e municipal no desenvolvimento e execução do programa estratégico.

1º ciclo Percursos Gerais

O Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia utiliza como estratégia a articulação de iniciativas estaduais e municipais, visando o protagonismo e a promoção social das famílias rurais que estejam em situação de pobreza, observando suas necessidades e habilidades individuais.

No 1º ciclo (2019-2024) foram beneficiadas em torno de 48 mil pessoas, com ações de assistência social, segurança alimentar e nutricional, esportes, qualificações e inclusão socioprodutiva. Além do atendimento direto às pessoas, foram repassados mais de R$ 17.000.000,00 (dezessete milhões de reais) para os municípios desenvolverem ações de fortalecimento da rede socioassistencial e práticas esportivas para crianças, adolescentes e pessoas idosas.