Ferramenta que facilita acesso à informação reúne dados financeiros e da rede socioassistencial
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) disponibiliza para a população o Painel SUAS no seu município, uma nova ferramenta de acesso público que reúne informações essenciais sobre a política de assistência social em Minas Gerais.
Com o painel, é possível consultar dados atualizados sobre a Rede Socioassistencial, número de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), além de informações sobre o preenchimento de sistemas ligados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A iniciativa organizada pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas) reforça o compromisso da Sedese com a transparência e a democratização do acesso às informações, facilitando o acompanhamento das políticas públicas por gestores, conselheiros, profissionais e cidadãos em geral.
De acordo com o diretor de vigilância socioassistencial da Sedese, João Paulo Freire, “o painel é mais uma ferramenta que a Sedese criou e está disponibilizando para auxiliar os municípios e todos os profissionais do SUAS a qualificar o trabalho, os serviços”, avalia o diretor.
João Paulo acrescenta ainda a importância dos dados para melhoria dos serviços oferecidos pelos municípios. “Enquanto vigilância, acreditamos ser fundamental ter posse de dados e informações qualificadas para planejar adequadamente o trabalho e tomar decisões mais assertivas. É justamente esse o nosso objetivo: assessorar os municípios na qualificação da gestão do SUAS, ampliando o acesso a dados atualizados e completos, de forma rápida e eficiente”, enfatiza João Paulo.
A ferramenta representa mais um passo da Sedese na consolidação de práticas de gestão participativa, que permitem aos municípios e à sociedade civil acompanhar de forma clara e objetiva a execução das políticas públicas.
O Painel SUAS pode ser acessado clicando aqui ou pelo Blog da Subas.
Ferramentas ampliam transparência
Além do novo Painel SUAS, a Sedese já havia lançado, em junho, outros dois painéis públicos que ampliam a transparência e o acesso às informações da assistência social em Minas Gerais. As plataformas oferecem dados abertos sobre o repasse de verbas do Governo de Minas aos municípios, permitindo mais agilidade na gestão e no acompanhamento dos recursos.
O primeiro painel reúne informações sobre o Piso Mineiro de Assistência Social, política que garante apoio financeiro do Estado aos municípios. Nele é possível consultar valores repassados, pagamentos realizados, pendências e os principais fatores que influenciam a liberação dos recursos.
Já o segundo painel apresenta informações sobre o cofinanciamento da Proteção Social Especial, com destaque para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). A plataforma traz dados detalhados sobre os repasses feitos pelo Estado e pela União, além de indicadores de desempenho como o IDCREAS. Também estão disponíveis informações sobre os atendimentos registrados e o preenchimento do Relatório Mensal de Atendimentos (RMA CREAS).
Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a equipe da Diretoria de Vigilância Socioassistencial (Divisom) pelo e-maildivisom@social.mg.gov.br ou pelo WhatsApp (31) 3916-8055.