Estado apresenta iniciativas de destaque durante evento de comemoração dos 30 anos do FONSEAS

fonseas 30 anos

Minas Gerais reafirma sua posição de destaque no país durante as comemorações pelos 30 anos do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Estado de Assistência Social (FONSEAS). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) apresentou iniciativas que consolidam Minas como um estado referência quando o assunto é o fortalecimento da política de assistência social.

Nos últimos anos, a Sedese atuou, por exemplo, para modernização e ampliação do Piso Mineiro de Assistência Social. O cofinanciamento estadual teve reajustes históricos, passando de R$ 54 milhões, em 2021, para mais de R$ 130 milhões, já em 2025.

Os recursos do Estado apoiam diretamente os municípios que passaram a contar com maior capacidade de atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa ampliação foi fundamental para a implantação de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) municipais, por exemplo.

A Sedese atuou ainda para promover outros avanços, como a gestão orçamentária e financeira do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas/MG) e o Programa Família Acolhedora. Essas ações elevam Minas Gerais ao papel de protagonista e referência nacional, como destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela. “A participação ativa de Minas no evento mostra como o estado tem um modelo de gestão eficiente”, pontua Alê Portela.

“Essas iniciativas são reflexo do compromisso do Governo de Minas com a melhoria contínua da assistência social, sendo referência em cofinanciamento, capacitação de equipes e implementação de políticas públicas efetivas que transformam a vida das pessoas que mais precisam”, ressalta a secretária de Estado da Sedese, Alê Portela.

Fórum nacional

As comemorações pelos 30 anos do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Estado de Assistência Social (FONSEAS) reuniram representantes de todo o país para debater os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro, realizado em Cuiabá, Mato Grosso, entre os dias 26 e 28/11, destacou também o papel estratégico dos estados na consolidação da política socioassistencial.

Um momento marcante do evento foi o lançamento da 6ª edição da Revista Gestão Social, que celebra os 30 anos do FONSEAS. A publicação reúne artigos de diversas regiões do Brasil, destacando experiências e boas práticas na área de assistência social.

Minas Gerais teve seu protagonismo reconhecido na revista com o artigo “O SUAS na prática: a experiência dos encontros regionais em Minas Gerais visando a formação continuada das equipes”, que detalha as ações de educação permanente promovidas pela Sedese desde 2021. A iniciativa, que inclui capacitações presenciais e virtuais, tem como objetivo principal aprimorar o trabalho das equipes do SUAS em todo o estado, disseminando conhecimento e fortalecendo a execução das políticas públicas.

Durante a sua participação no encontro, a subsecretária de Assistência Social da Sedese, Mariana Franco, enfatizou a importância das ações promovidas pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas) que contribuíram para a melhoria dos serviços prestados à população mineira. “Os encontros regionais, os cursos virtuais, seminários e webinários foram fundamentais para a capacitação de mais de 50 mil trabalhadores do SUAS nos 853 municípios mineiros, contribuindo diretamente para a qualificação do atendimento à população”, destacou a subsecretária Mariana Franco.

FONSEAS: história e avanços

O evento também foi uma oportunidade para celebrar a trajetória do FONSEAS. Ao longo de três décadas, o fórum se consolidou como uma instância política fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).