A Utramig ampliou o público que pode se matricular nos cursos de qualificação a distância. Agora, todas as pessoas que cumpram as exigências mínimas de escolaridade e de idade (16 anos) podem se inscrever. As capacitações são ofertadas por meio do Programa Novos Caminhos do Ministério da Educação e têm duração de 160 horas.

Os cursos foram criados a partir da demanda do mercado de trabalho mineiro. Segundo a Gerente de Qualificação da Utramig, Amanda Noronha, as capacitações visam preencher lacunas de profissionais hoje existentes no mercado. “Os cursos ofertados pela Utramig são uma oportunidade para quem deseja retornar ao mercado de trabalho em uma nova função, bem como para aqueles que estão em busca de uma primeira possibilidade de formação profissional”, afirmou Amanda.

Ela conta que a pandemia impôs desafios para a formatação dos cursos de qualificação, pois todos os cursos agora devem levar em consideração aspectos relacionados a cuidados com a propagação do vírus. “A nossa preocupação é qualificar o profissional para que esteja preparado para lidar com os desafios do trabalho durante e após a pandemia”.

Para realizar a matrícula, o interessado deve acessar https://is.gd/utramigqualificacao e preencher o Formulário.

Confira, abaixo, a relação de cursos:

Assistente de Logística (160 horas)

O curso vai qualificar o aluno para atuar na aplicação de procedimentos de logística, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos, e no controle das operações logísticas na perspectiva da multimodalidade.

Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto

Assistente Financeiro (160 horas)

O curso vai qualificar o aluno para auxiliar nas atividades e na operacionalização de produtos financeiros, fluxos de caixa, organização e classificação de documento contábil, emissão de ordens de pagamento e documentos fiscais.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II (6º ao 9º completo)

Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) (160 horas)

O curso vai qualificar o aluno para realizar a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice-versa, em nível básico, em relacionamentos pessoais, comerciais e de trabalho, bem, como nos diversos serviços de atendimento ao público.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II (6º ao 9º completo)

Microempreendedor Individual (MEI) (160 horas)

O curso vai qualificar o aluno para identificar características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio; desenvolver um modelo de negócios; reconhecer a importância da cooperação para fortalecimento dos pequenos negócios. O curso vai apresentar técnicas de negociação: compra e venda de produtos (mercados, clientes, fornecedores, concorrentes, preço, planejamento/ prazos, negociação/ produtos), bem como o devido atendimento que se deve dispensar a clientes.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º completo)

Promotor de Vendas (160 horas)

O curso vai qualificar o aluno para promover as mercadorias, produtos e serviços em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha de produtos e serviços, apresentando suas qualidades e vantagens de aquisição. Controlam entrada e saída de mercadorias.

Recepcionista (160 horas)

O curso vai qualificar o aluno para recepcionar e atender diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial); prestar informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização.

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II (6º a 9º incompleto)

Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (31) 3263-7541 ou pelo e-mail selecao@utramig.mg.gov.br