Na manhã desta terça-feira (24/9), a Subsecretária de Estado de Assistência Social, Janaína Reis, esteve presente no evento de capacitação e apoio técnico promovido pelo Ministério da Cidadania em Belo Horizonte.

O evento contou com a presença de diversas organizações da sociedade civil do Estado Minas Gerais e autoridades convidadas. A mesa de abertura oficial foi iniciada às 9:30 e estava composta por Alberto Alegre (Diretor do Departamento da Rede Socioassistencial do Suas – Ministério da Cidadania), José Crus (Subsecretário de Assistência Social – Prefeitura de Belo Horizonte), Mariana Neris (Secretária Nacional de Assistência Social – Ministério da Cidadania), Eduardo Barbosa (Deputado Federal) e Janaína Reis (Subsecretária de Assistência Social – Sedese).

Mesa oficial de Abertura – Foto: Pedro Rocha (Subas)

Durante a mesa de abertura, a Subsecretária Janaína, citou a questão do Pacto Federativo, no sentido do cofinanciamento das ofertas socioassistenciais, exemplificando o Programa Rede Cuidar como um eixo de ação do Governo Estadual. Destacou ainda em sua fala a importância de espaços de discussão e capacitação, no sentido de reaprender para fortificar a rede socioassistencial em Minas Gerais e no país.

Sobre o evento

O evento chamado “Encontro de Capacitação e Apoio Técnico: Desafios ao Aperfeiçoamento das Ofertas Socioassistenciais do SUAS” teve por finalidade orientar as organizações para a oferta qualificada dos serviços socioassistenciais e tratar dos níveis de reconhecimento das organizações da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social, de acordo com as regras da Política Nacional de Assistência Social (Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social, preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social – CNEAS e Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS).

Confira algumas fotos do evento: