Elder Gabrich, superintendente de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foi um dos três vencedores do Prêmio Espírito Público 2021, categoria Pessoas que Transformam – Assistência Social. O reconhecimento foi entregue em cerimônia virtual, realizada na noite de ontem (15/12), conduzida pela poetisa, atriz e cantora Elisa Lucinda. Também foram contemplados servidores nas categorias Equipes que Transformam e Instituições que Transformam.


O Prêmio Espírito Público foi criado em 2018 pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, com a proposta de valorizar profissionais que se dedicam à promoção de serviços públicos que resguardem direitos e garantam acesso a uma vida digna às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Me sinto muito feliz, porque uma das minha maiores inquietações era sentir o resultado do meu trabalho sendo traduzido para ações efetivas e palpáveis. Eu queria desenvolver trabalhos que fossem bons para a sociedade. Isso é um reconhecimento de que, de fato, eu tenho contribuído”, comemora.

Elder Gabrich é formado em administração pública, deu início à carreira de servidor público em 2013, ingressando na Sedese dois anos depois. Na pandemia, gerenciou o Programa Renda Minas, programa do Governo de Minas que transferiu R$ 321 milhões para cerca de 2,5 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, alcançando 960 mil famílias. O Renda Minas foi uma ação complementar ao Auxílio Emergencial Mineiro, destinado às famílias em situação de vulnerabilidade a enfrentar as dificuldades impostas pela Covid-19.

“Foi a primeira vez que participei da formulação de uma política pública de ponta a ponta, desde a formulação até a escolha do nome, execução e o pagamento do benefício às pessoas”, conta.


Elder também foi reconhecido por participar da criação do IdAcolhimento, capaz de medir a qualidade dos serviços das unidades de acolhimento para concessão de incentivo financeiro, e do Projeto AproCima, que identificou famílias residentes em áreas isoladas por meio de imagens de satélite.