A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realizou nos dias 29 e 30 de março o Encontro Regional com gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de São João Del Rei.

A ação da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), com apoio da Diretoria Regional de Desenvolvimento Social da cidade, faz parte da série de qualificações planejadas para o ano de 2022.

A programação do primeiro dia contou com a abordagem da proteção social básica, com enfoque para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Já no segundo dia, o tema abordado foi a atuação da política de assistência social em situações de emergência e calamidade pública.

Nos dois dias de evento foram trabalhados o “SUAS na prática”, com um momento reservado para a realização de discussão de caso, o que possibilitou importante troca de experiências entre 68 gestores e profissionais do SUAS de 35 municípios da região.

A subsecretária de Assistência Social, Mariana de Resende Franco, fez a abertura do evento e coordenou a equipe da Subas durante o Encontro. “O evento marca o início de uma série de encontros que serão executados junto a cada uma das 22 Diretorias Regionais do Estado ao longo do ano”, explica.

Mariana de Resende Franco destacou ainda a satisfação da Sedese em retomar as atividades de apoio técnico aos municípios de forma presencial, após um longo período em que os diálogos, orientações e cursos precisaram ser realizados de forma remota em razão da pandemia.

O próximo Encontro Regional organizado pela Subas já tem data agendada. Irá ocorrer em Almenara, nos dias 19 e 20 de abril.