Nos dias 25 e 26 de maio, os municípios que fazem parte da Regional Muriaé receberam mais uma edição do Encontro Regional de Apoio Técnico.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas). Com o tema “SUAS na prática”, a equipe liderada pela subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco, esteve na cidade sede da Regional para prestar apoio técnico aos gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social.

Mais de 130 pessoas, representantes de 62 municípios da região, participaram dos dois dias de encontro.Uma das participantes, a secretária de Assistência Social de Espera Feliz, Alba Barbosa, ressaltou que “o evento foi uma ótima oportunidade para que os municípios pudessem se capacitar e pensar melhorias nas ações socioassistenciais. Assim, poderemos atender melhor as demandas locais, de modo a garantir o protagonismo, a autonomia e a defesa dos direitos dos usuários”.Essa foi a quarta ação de uma série de 17 eventos que serão promovidos pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas).

O objetivo é fomentar discussões qualificadas com os municípios mineiros e abordar a oferta da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Alta Complexidade.Temáticas importantes como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, o trabalho social com famílias,a atuação da assistência social em situações de emergências e calamidades públicas e a oferta de serviços socioassistenciais de alta complexidade, por meio de consórcios, foram tópicos debatidos com importante participação e envolvimento dos presentes.

Na oportunidade, os municípios do Programa Percursos Gerais também foram orientados e capacitados sobre a forma de usar os recursos que serão repassados este ano, no intuito de fortalecer a assistência social de cada comunidade.