Aconteceu nesta terça-feira (01/10), a dinâmica “Diagnóstico Regional”, que consistiu na realização de 4 mapas falados nos dias 01 e 02 de outubro. As cidades escolhidas para sediar a dinâmica foram: Novo Cruzeiro e Crisólita (dia 01) e Ataléia e Caraí (dia 02). A dinâmica teve duração de 09h às 16h.

Foram discutidos os principais problemas encontrados nas regiões, no que diz respeito às áreas de segurança alimentar, políticas sobre drogas, direitos humanos, geração de renda, emprego e trabalho, assistência social, esportes e habitação.

Sobre o evento

O evento foi uma dinâmica utilizando a técnica participativa do Mapa Falado, que consiste na utilização de um mapa ou imagem de satélite do território, no qual os entrevistados apontam os espaços onde se encontram o(s) objeto(s) de análise. O intuito da dinâmica é, não apenas localizar os pontos onde se concentram os problemas, mas também coletar informações e percepções acerca dos motivos que levaram à ocorrência e à concentração espacial dessas situações e como elas vêm sendo tratadas ao longo do tempo. O mapa falado é uma ferramenta de coleta de dados qualitativa que visa complementar o diagnóstico realizado pelas áreas, expondo uma visão dos problemas mais próxima à percepção dos atores envolvidos.

Público-alvo

A dinâmica do mapa falado é feita a partir da reunião de diversos atores diante do mapa do território em que vivem. Participaram do mapa falado técnicos da administração pública municipal e outros atores da sociedade civil.

Participação da Sedese

Todas as áreas da Sedese foram convidadas a participar da dinâmica. Os setores participaram para que pudessem acompanhar os debates sobre sua área de atuação, com a finalidade de nortear suas iniciativas no território para garantir que estejam indo de encontro aos problemas mapeados.

Confira algumas fotos do evento: