Guia prático traz orientações para qualificação de profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) lança, nesta quarta-feira (30/8), a cartilha “Conceituando a Educação Permanente em Minas Gerais”. Ela representa um passo significativo rumo à qualificação permanente de gestores, trabalhadores, conselheiras e conselheiros municipais, assim como representantes de usuários no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Elaborada pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas), com apoio do Núcleo Estadual de Educação Permanente (NEEP/Suas-MG), a cartilha oferece orientações essenciais para fomentar o desenvolvimento de ações de qualificação aos profissionais do Suas no estado, e consequentemente, promover o aprimoramento dos serviços socioassistenciais prestados à população.

Para acessar a cartilha, clique aqui.

Conteúdo

A cartilha abrange conceitos fundamentais, normativas, origem e a importância da educação permanente para a Política de Assistência Social. Além disso, ela esclarece o papel fundamental dos Núcleos de Educação Permanentes na promoção de discussões e articulações nos municípios e nas unidades de oferta dessa política.

Para a superintendente de gestão do Suas, Vigilância e Capacitação, Gabriele Silva, o material apoiará as equipes de gestão dos municípios mineiros sobre o tema da educação permanente. “Em um formato mais curto e direto, esperamos que a cartilha contribua como um alinhamento geral sobre a Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social, induzindo a institucionalização dessa prática nos municípios, destinada aos profissionais do Suas, para uma gestão estruturada e fortalecida que tenha condições de atender com qualidade a população mineira em situação de vulnerabilidade, risco social e violação de direitos”, destaca Gabriele.

Educação permanente em Minas

Em Minas, a Sedese possui a Superintendência de Gestão do Suas, Vigilância e Capacitação e a Diretoria de Educação Permanente do Suas. Elas têm a competência de ofertar a educação permanente para os municípios do estado. As ações de qualificação são planejadas e organizadas como ações de apoio técnico, capacitação e formação, podendo ser ofertadas nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância.

A Sedese conta ainda com as 22 Diretorias Regionais que, juntamente com a Subsecretaria de Assistência Social, disponibilizam ações de qualificação, por meio de apoios técnicos prestados aos municípios, de forma mais regionalizada, de acordo com as realidades e demandas locais.

Para acessar a cartilha, clique aqui (link ainda será criado).

Saiba mais sobre a Política de Educação Permanente no Blog do Suas