A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), prorrogou, até o próximo dia 24 de junho, o período de inscrições para o curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial (VSA). A capacitação é destinada, sobretudo, a gestores, conselheiros municipais, profissionais e demais trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos 853 municípios mineiros.

Atenção! Municípios que ainda não possuem profissionais inscritos na capacitação ou ainda os municípios que desejam ampliar o número de vagas, esta é a oportunidade. Ressaltamos que a qualificação dos profissionais do SUAS sobre a Vigilância Socioassistencial é essencial para a institucionalização desta função nos municípios mineiros, considerando o papel estratégico da Vigilância na Gestão do SUAS e na execução de ofertas efetivas. 

O curso, realizado em parceria com a Faculdade Pólis Civitas, estruturou essa nova oferta de capacitação de forma gratuita e 100% on-line. A qualificação promovida pela Subas conta com carga horária de 40 horas, composta por aulas gravadas e ao vivo, fóruns de discussão, materiais didáticos e atividades avaliativas ministradas por uma renomada profissional da área.

Dividido em três módulos, o curso conta com aulas ao vivo e gravadas, que abordam a função de Vigilância Socioassistencial, conceitos básicos, gerenciamento e planejamento para implantação e os passos fundamentais para garantir seu efetivo funcionamento.

A qualificação, iniciada em 17 de maio, ainda está com as inscrições abertas e o interessado poderá realizá-la até o dia 24/06. O participante inscrito não precisa se preocupar, pois o conteúdo das primeiras aulas já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Faculdade Pólis Civitas e poderá ser acessado pelo aluno a qualquer momento até o encerramento da capacitação.

Mais informações sobre o processo de inscrição podem ser obtidas pelo canal de WhatsApp da Faculdade Pólis Civitas: (41) 9.9249-2486 e no site https://poliscivitas.com.br/vsa .

Outras informações poderão ser obtidas pelo endereço de e-mail: dgtep@social.mg.gov.br ou através do site: https://poliscivitas.com.br/sedese .

Público-alvo: A capacitação é voltada para os profissionais que exercem, ou que serão designados para exercer, a função de Vigilância Socioassistencial, bem como para gestores e conselheiros de Assistência Social dos 853 municípios mineiros.

Importante! Lembrando ainda que a capacitação, de 40h, gera a certificação aos participantes que concluírem todas as atividades, assinada por instituição de ensino superior e pela Sedese, sendo os certificados importantes requisitos para a pontuação em processos seletivos e a progressão e promoção em carreiras aos trabalhadores. 

Fique atento aos prazos:

Inscrição: até 24/06

Link de inscrição: https://forms.gle/amuLNq53agBCcNqk6 

Encerramento do curso: 29/07.

Fique atento também às datas dos próximos cursos:

Temas e datas apresentados neste quadro estão sujeitos a alterações. Acompanhe em: https://poliscivitas.com.br/sedese .