Evento discutirá desafios e avanços na proteção integral do público em situação de vulnerabilidade

acolhe idoso

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) realizará o webinário “Atendimento e Acolhimento para Pessoas Idosas no SUAS – Desafios e Possibilidades”, no dia 7/11, entre 9h e 12h,.

O evento é direcionado a gestores municipais, equipes técnicas da assistência social, unidades de acolhimento, CRAS, CREAS, diretorias regionais da Sedese, CEAS e outras instituições ligadas à proteção da pessoa idosa.

O encontro tem como objetivo aprofundar o debate sobre a oferta de serviços de acolhimento institucional para idosos que, por diferentes motivos, não podem permanecer com suas famílias. Serão discutidas situações comuns enfrentadas por esse público, como negligência, violência, abandono, vida nas ruas e fragilidade dos vínculos familiares. As incrições podem ser feitas por meio do link: http://bit.ly/3qBizeD, até o dia 05/11.

Além disso, o evento aborda as normativas e legislações que garantem o acesso a direitos socioassistenciais, com foco na universalização dos serviços e no respeito à dignidade dos cidadãos idosos.

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) será um dos eixos centrais, ressaltando o compromisso com a ampliação da cobertura e a inclusão de todos que necessitam desses serviços.

Experiências municipais

Para aproximar as discussões da realidade local, o webinário contará com relatos de boas práticas no acolhimento de idosos apresentadas por representantes do município de Itabira/MG. A iniciativa busca compartilhar soluções que possam inspirar outras cidades na busca por um atendimento mais qualificado e humanizado.

O evento reforça a importância da participação de profissionais e gestores na construção de uma assistência social cada vez mais eficiente e acolhedora para as pessoas idosas.