A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realizou essa semana dois encontros com gestores municipais. As ações fazem parte da política de aproximação com os municípios e ocorrem em parceria com as Regionais. 

Na manhã desta terça-feira (22/11), ocorreu o tradicional Encontro Técnico com a secretária Elizabeth Jucá. Já na parte da tarde, os gestores municipais participam do Encontro Regional de Apoio Técnico, que segue nesta quarta (23/11) durante todo o dia. 

No Encontro Técnico com os 22municípios da Regional Patos de Minas, a secretária de Estado Elizabeth Jucá apresentou a estrutura da Sedese, os desafios para superar as vulnerabilidades e os programas desenvolvidos pela secretaria.  “Uma das diretrizes da Sedese é o fortalecimento das diretorias regionais. Elas são nossos olhos e ouvidos nos territórios. O que nós queremos é construir políticas públicas melhores e mais assertivas para o público mais vulnerável. A vida acontece nos municípios e é sempre muito bom estar no território.”, destacou. 

Um momento importante do Encontro é a roda de conversa onde os gestores municipais tem a oportunidade de apresentar suas demandas e relatar suas vivências. É também um momento para esclarecimentos sobre as maneiras de acessar os projetos da Sedese, como trabalho e geração de renda, empoderamento feminino, incentivo ao esporte, redução da pobreza e promoção do desenvolvimento local. 

A diretora regional de Patos de Minas, Mariama Amâncio, destacou que esse momento é muito esperado pelos gestores e técnicos dos 22 municípios.  “Essa é uma oportunidade de muito diálogo, de pensarmos juntos os desafios da nossa região na execução das políticas públicas e também uma boa oportunidade de compartilhamos boas práticas de cada gestão e equipamentos para o atendimento às nossas comunidades.” 

1

Além da Secretária Elizabeth Jucá e das equipes das Regionais, estiveram no Encontro Técnico o superintendente de Integração e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedese, Henrique Oliveira Carvalho, a diretora de Coordenação Regional, Fabiana de Andrade Silva, e a subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco. 

Apoio técnico 

Em parceria com as Regionais Patos de Minas e Paracatu, a Sedese também realizou o Encontro Regional de Apoio Técnico. Com o tema “O SUAS na prática”, o evento levou qualificação sobre temas importantes do Sistema Único de Assistência Social para mais de 150 gestores e técnicos dos municípios das duas Regionais. 

4

A subsecretaria de Assistência Social, Mariana Franco, juntamente com a Diretora da Proteção Social Especial Tatiane Sanção e técnicas Rejane Fontes, Alessandra Martins e Jacqueline Almeida conduziram as discussões. No primeiro dia, foram abordadas questões relacionadas aos serviços de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Já no segundo dia, a atuação da política de assistência social em contextos de emergência e calamidades públicas, e a oferta de serviços socioassistenciais por meio de consórcio público foram o foco do debate.  

A ação faz parte de uma série de capacitações organizadas pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas) que busca atender todos os municípios do estado. Além de Patos de Minas e Paracatu, o Encontro Regional já passou pelas Regionais de São João Dell Rei, Almenara, Governador Valadares, Muriaé, Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia, Poços de Caldas, Varginha, Montes Claros, Salinas, Juiz de Fora, Passos, Teófilo Otoni e Araçuaí.  


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.