Coordenadores dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) participaram, no dia 10/3, da primeira reunião de alinhamento com a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O evento foi o primeiro de um cronograma de ações de apoio técnico e orientação para os municípios envolvidos na regionalização nas quatro regiões de Minas Gerais.

Organizado pela Diretoria de Proteção Social de Média Complexidade, da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), o primeiro encontro contou com a participação dos coordenadores de quatro CREAS Regionais executados pelo Estado: Médio e Baixo Jequitinhonha, Alto Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Mucuri.

Durante a reunião, além do alinhamento da equipe, foram discutidos e pactuados fluxos de trabalho e propostas de atuação para os Equipamentos. O superintendente de Proteção Social Especial, Cristiano Andrade, destacou o papel dos CREAS e a importância desses encontros como uma política de aproximação da Sedese. “Os CREAS Regionais, nas figuras dos seus coordenadores e equipe técnica, são parte importante para Sedese, porque cumprem um papel importante nas regiões onde atuam, fortalecendo a Proteção Social Especial junto aos municípios atendidos”.

CREAS

Os CREAS Regionais cumprem a função de ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) para um conjunto de municípios que compõem a área de abrangência do Centro.

Para o funcionamento do serviço, a dinâmica da oferta regional ocorre a partir da associação do trabalho social executado pela equipe de referência regional que está situada no CREAS e na Referência Técnica de Proteção Especial presente em cada um dos municípios abrangidos, realizando os atendimentos, acompanhamentos, articulação com os atores da rede de proteção socioassistencial e com o sistema de garantia de direitos.

Unidades de CREAS Regional

CREAS Regional Médio e Baixo Jequitinhonha (Almenara)

Endereço – Travessa Tiradentes, 48 – Bairro São Judas Tadeu, Almenara.

Coordenador – Anderson Lisboa – Contato: (33) 3721-2398  .

Atende os municípios: Bandeira, Mata verde, Palmópolis, Rio do Prado e Rubim.

CREAS Regional Alto Jequitinhonha (Diamantina)

Endereço –  Largo Dom João, n 191 – Centro – Diamantina.

Coordenadora – Maria de Lourdes Borges – Contato: (38) 3531-8622.

Atende os municípios: Couto de Magalhães de Minas, Datas, Felício dos Santos, Gouveia, Presidente kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino, Gonçalves e Monjolos.

CREAS Regional Vale do Rio Doce (Peçanha)

Rua João Pinheiro, 931- Sagrado Coração de Jesus – Peçanha.

Coordenadora – Alessandra – Contato: (33) 3411-2193.

Atende os municípios: Coroaci, Frei Lagonegro, Nacip Raydan, Peçanha, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçui e Virgolândia.

CREAS Regional Mucuri (Águas Formosas)

Rua Olinto Medrado, 54- Centro – Águas Formosas

Coordenadora – Brenda Rocha – Contato: (33) 3611-1956

Atende os municípios: Águas Formosas, Bertópolis, Fronteira dos Vales, Santa Helena de Minas e Umburatiba.