Entre os dias 23/11 e 15/12, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), vai promover uma capacitação para 150 profissionais no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), 2023. Serão seis turmas com 25 participantes em cada uma delas.

As vagas serão exclusivas para os operadores do Sibec que atuam no setor municipal de Cadastro Único (CadÚnico) no estado, preferencialmente os que fazem a gestão de benefícios. A seleção dos profissionais para a capacitação será conforme o Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M), considerando como prioridade os municípios que possuírem os menores indicadores.

Neste processo serão selecionados 125 municípios, sendo que 25 vagas já foram reservadas para Belo Horizonte devido ao porte do município e a recomendação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no atendimento de grandes cidades.

As inscrições serão disponibilizadas por meio de ofício para os municípios selecionados e as ações ocorrerão em local a definir. Salienta-se que a inscrição não garante a vaga, visto que será analisado o perfil do inscrito, priorizando operadores do Sibec que estiverem com acesso ativo.

Sibec

O Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) é uma ferramenta que permite a administração dos benefícios do Programa Bolsa Família. Neste sistema são realizados bloqueios, desbloqueios, cancelamentos, suspensões e reversões de cancelamento e de suspensão nos benefícios das famílias beneficiárias, além de consultas e extração de arquivos, como relatórios gerenciais, calendário operacional e de pagamentos dos programas sociais.

Em caso de dúvidas com relação a inscrições ou seleção, os interessados poderão entrar em contato pelo e-mail da Diretoria de Gestão do CadÚnico: dgcps@social.mg.gov.br.