Capacitação à distância tem inscrições abertas até 6/6

Lyon Santos MDS 2

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) está com inscrições abertas, até 6/6, para o curso online gratuito sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A capacitação é voltada para gestores, conselheiros e trabalhadores de nível médio e superior, tanto da rede governamental quanto não governamental dos municípios mineiros que ofertam o SCFV.

Essa oferta vai contribuir para a aprendizagem continuada sobre os serviços disponibilizados à população pelas equipes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), como destaca a superintendente de Gestão do Suas, Vigilância e Capacitação da Sedese, Gabriele Silva.

“Esse olhar para a capacitação continuada dos trabalhadores é fundamental para que possamos qualificar o atendimento realizado à população em situação de vulnerabilidade pela rede de serviços socioassistenciais em nosso estado”, pontua.

O Curso

Organizado pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas), o curso terá duração de 40 horas, distribuídas em três módulos. Ele abordará desde a concepção até a organização do SCFV, além dos métodos para sua execução.

“A disponibilização de atividades mais interativas e atraentes motivam e facilitam a absorção dos conteúdos, de modo que a aprendizagem faça sentido para quem participa e de fato contribua para a melhoria dos processos de trabalho”, ressalta Gabriele Silva – Superintendente de Gestão do Suas, Vigilância e Capacitação.

Inscrição

A inscrição pode ser realizada clicando aqui. Para participar, é necessário utilizar um e-mail pessoal. Recomenda-se evitar o uso de e-mails compartilhados para evitar problemas de acesso. O login e acesso à plataforma EducaSUAS/MG serão disponibilizados no dia 7/6, via e-mail fornecido durante a inscrição.

O curso ficará disponível por três meses, permitindo que os participantes gerenciem seu próprio tempo para completá-lo até 10/9. O certificado de conclusão será emitido após a finalização de todas as atividades.

O que é o SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é oferecido principalmente para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social, e busca fortalecer os laços familiares e comunitários, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes.

O SCFV integra a Proteção Social Básica do Suas e é ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Convivência, de natureza pública estatal ou ofertados em parceria pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) vinculadas ao Suas.

Detalhes do curso

Período de inscrições: 8/5 a 6/6

Link para inscrição: bit.ly/3qBizeD (acesso apenas via computador)

Período da oferta: 10/6 a 10/9

Modalidade: 100% online (autoinstrucional)

Carga Horária: 40 horas, divididas em três módulos didáticos

Público-alvo: Técnicos de Referência SCFV, Orientadores Sociais, Coordenadores do CRAS, Coordenadores e profissionais dos Centros de Convivência, Coordenadores da PSB, Gestores, e demais profissionais do CRAS e CREAS, Conselheiros Municipais, Conselheiros Estaduais, Sedese – central e regionais.

Para mais informações sobre o processo de inscrição, entre em contato pelo e-mail: dgtep@social.mg.gov.br.