Capacitação vai aprimorar atuação dos profissionais da assistência social e ampliar a efetividade das ações socioassistenciais em Minas GeraisInscrição vai até 11/10.

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Assistência Social: Pessoa em Situação de Rua e os Desafios da Contemporaneidade”, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A formação tem como objetivo capacitar os profissionais envolvidos na política socioassistencial, para aprimorar o atendimento e a articulação de ações voltadas a esta população em vulnerabilidade.

O curso, organizado pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas), é destinado a gestores, conselheiros, representantes dos usuários em conselhos e comissões, além de trabalhadores da rede socioassistencial governamental e não governamental do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Profissionais de áreas relacionadas, como direitos humanos, defesa civil e iniciativas do terceiro setor, também podem participar.

Inscrições abertas até 11 de outubro

Os interessados devem se inscrever até o dia 11/10, por meio da plataforma SISCAP, acessível pelo link. O curso será realizado totalmente online, utilizando a plataforma de ensino a distância EducaSuas/MG, que disponibiliza recursos interativos e uma interface intuitiva para facilitar a experiência dos participantes.

Estrutura e conteúdo do curso

O curso tem carga horária de 40 horas e será realizado de 15/10 a 16/12 de 2024. Ele está organizado em quatro módulos que combinam aspectos teóricos, normativos e práticos. Durante a capacitação, serão abordados os seguintes temas:

• Módulo 1: Panorama geral da população em situação de rua, com base nos dados do Cadastro Único (CadÚnico).
  • Módulo 2: A Política Nacional para a Pessoa em Situação de Rua, com foco na atuação intersetorial.
  • Módulo 3: Direitos da população em situação de rua, incluindo a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 976, publicada em 2023 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
  • Módulo 4: Serviços da política de assistência social voltados às pessoas em situação de rua.

Ao final de cada módulo, serão aplicados exercícios de fixação para consolidar o aprendizado, e, para a conclusão do curso, será necessária a aprovação em uma avaliação final.

Serviço

Curso: Assistência Social: Pessoa em Situação de Rua e os Desafios da Contemporaneidade
Inscrições: De 24/9/2024 a 11/10/2024
Link de inscrições: bit.ly/3qBizeD
Período do curso: 15/10/2024 a 16/12/2024
Plataforma: EducaSuas/MG
Mais informações: educacaopermanente@social.mg.gov.br

Não perca esta oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e contribuir para uma assistência social mais qualificada e eficiente para as pessoas em situação de rua. Participe!