Com o tema “O Suas que queremos para o Brasil e Minas Gerais”, o V Encontro Mineiro dos gestores municipais da assistência social, realizado na data de 12/12, na Puc Minas, proporcionou a discussão de temas relevantes para a  Política de Assistência Social.

O evento contou com a participação da Subsecretária de Assistência Social, Mariana de Resende Franco, e do Major Carlos Eduardo Lopes, Superintendente de Gestão de Desastres da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, no Painel Temático: A atuação do SUAS em Situação de Emergência e de Calamidade Pública.

WhatsApp Image 2022 12 13 at 12.22.22

Mariana Franco enfatizou a importância desses encontros com os gestores municipais, para fortalecer a atuação socioassistencial nesse contexto adverso.   “É de extrema importância, as ações integradas e articuladas considerando a complexidade dos eventos”.

Foi destacada a atuação do Sistema Único de Assistência Social para garantir a proteção e o acolhimento da população atingida, provendo serviços, programas e benefícios eventuais ou outras formas de auxílio, diante da situação de emergência e a importância da atuação conjunta e articulada com a Defesa Civil.

No encontro foi realizado o lançamento do Guia de Acesso Rápido: Atuação Socioassistencial nas Situações de Emergência e Calamidades Públicas, elaborado pela equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese, que irá contribuir com a atuação dos municípios.

WhatsApp Image 2022 12 13 at 12.22.24 1

Sobre o guia

O material tem o objetivo de consolidar as principais orientações e informações sobre a atuação socioassistencial em situações de emergência e calamidades públicas.

De forma objetiva e com informações de fácil acesso, a ideia é contribuir para o apoio realizado pelas equipes municipais junto à população atingida por situações de emergência e calamidade pública para o provimento da proteção social necessária.

WhatsApp Image 2022 12 13 at 12.22.24