Parceria com a Caixa Econômica Federal possibilita ampliar o conhecimento e melhorar a utilização do Sistema

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) promoveu capacitação para 101 profissionais que operam o Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) no estado. A parceria com a Caixa Econômica Federal possibilitou a capacitação de cinco turmas de servidores de 85 municípios mineiros.

Realizada presencialmente, em Belo Horizonte, a capacitação contou com a participação de operadores do Sibec que atuam no setor do Programa Bolsa Família nos municípios, preferencialmente aqueles que fazem a gestão de benefícios. Em dois dias de curso foram realizadas simulações no Sistema, para que os gestores do Programa Bolsa Família de Minas Gerais conheçam e desenvolvam habilidades para operar a principal ferramenta de gestão de benefícios do Programa.

Em 2024 serão ofertadas novas turmas para ampliar a qualificação sobre o sistema e suas novas funcionalidades para os profissionais que utilizam o Sibec em Minas Gerais. Para acessar o cronograma de capacitações, Clique aqui.

Sibec

O Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) é uma ferramenta que permite a administração dos benefícios do Programa Bolsa Família. Neste sistema são realizados bloqueios, desbloqueios, cancelamentos, suspensões e reversões de cancelamento e de suspensão nos benefícios das famílias atendidas, além de consultas e extração de arquivos, como relatórios gerenciais, calendário operacional e de pagamentos dos programas sociais.

Para mais informações sobre as capacitações sobre o Sibec, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Gestão do Cadastro Único e Programas Socioassistenciais pelo e-mail: capacitacoes.dgcps@social.mg.gov.br.