Profissionais da Política de Assistência Social de Minas Gerais contarão com oportunidades de capacitação em 2022. Gestores, conselheiros e trabalhadores de nível superior ou médio, da rede governamental e não governamental, terão acesso a cerca de nove cursos a distância oferecidos pela Sedese.

A iniciativa da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), em parceria com a Faculdade Polis Civitas, ofertará cursos com carga horária entre 20h e 40h, e contarão com atividades síncronas e assíncronas, materiais didáticos, fóruns de discussão e atividades avaliativas ministradas por professores especializados na capacitação online, proporcionando a produção, sistematização, certificação e disseminação de conhecimentos entre os participantes.

A parceria faz parte da estratégia da Sedese de proporcionar maior qualidade às ações de educação permanente, dentro das ações do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Confira a seguir uma mensagem da Subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco sobre essas ofertas:

O primeiro curso a ser ofertado é sobre o Programa Acessuas Trabalho, com início previsto para 31 de janeiro de 2022. A capacitação é destinada aos gestores, conselheiros e trabalhadores que atuam nos municípios que pactuaram o programa. Dividido em 3 módulos, o curso contará com a carga horária de 40h e abordará o funcionamento, organização e execução do programa. As inscrições serão disponibilizadas a partir do dia 11/01/2022.

Programa Acessuas Trabalho

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da inclusão no mercado de trabalho.

Com sua atuação estabelecida em eixos, o programa prevê a identificação e sensibilização de usuários; o desenvolvimento de habilidades pessoais e orientação sobre o mundo do trabalho; o acesso a oportunidades; e o monitoramento do percurso de seus usuários. Este conjunto de ações tem como objetivo promover a articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades no mercado de trabalho.

O Programa Acessuas Trabalho teve sua vigência prorrogada até 2026, pelo Ministério da Cidadania (MC) e Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), por meio da Resolução CNAS/MC Nº 49, de 23 de novembro de 2021.


2 comentários

Marta Inacio · 11 de janeiro de 2022 às 23:56

Quero me inscrever nos Cursos

Silvana Aparecida Viana Oliveira · 20 de janeiro de 2022 às 14:04

boa tarde quero me inscrever

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.