Inscrições podem ser feitas até 31/7 para capacitação gratuita e por EaD

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), em parceria com a Faculdade Polis Civitas, está com inscrições abertas, até 31/7, para o curso gratuito “Atuação do Suas no enfrentamento ao Trabalho Infantil”.

A capacitação é destinada a todos os gestores, conselheiros de assistência social, trabalhadores da rede governamental e não-governamental do Sistema Único de Assistência Social (Suas), assim como aos profissionais que atuam intersetorialmente nas áreas de direitos humanos, saúde, conselho tutelar, educação e conselhos de direitos das crianças e dos adolescentes.

Henrique Araújo Pacheco, analista da Diretoria de Proteção Social de Média Complexidade, da Subsecretaria de Assistência Social, destaca a urgência e importância do assunto para um tema que precisa de atenção e fala sobre o conteúdo. “Iremos trabalhar três módulos, o primeiro é a contextualização sobre as piores formas do trabalho infantil, o segundo sobre as ações estratégicas do programa remodelado erradicação do trabalho infantil, e, por último, vamos partir para a prática com relatos de casos”.

O curso auxiliará no aprofundamento de conhecimentos sobre o trabalho infantil e suas diversas formas, com enfoque nas piores manifestações. Também será trabalhado o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e sua ligação com a Política de Assistência Social, explorando as ações estratégicas para erradicar essa violação de direitos e compreendendo a importância do trabalho intersetorial. Além disso, serão apresentados estudos de casos inspiradores que contribuem para a execução do trabalho tanto na gestão quanto nas unidades de atendimento, fornecendo exemplos reais de sucesso em diversos territórios mineiros. Ao participar deste curso, você fortalecerá sua compreensão prática e ampliará suas possibilidades de atuação efetiva na luta contra o trabalho infantil.

A capacitação é totalmente on-line e gratuita, com carga horária de 20h, realizada por meio de uma plataforma de ensino a distância. Todas as atividades e materiais serão disponibilizados na plataforma, permitindo o acesso e acompanhamento do conteúdo, mesmo que não possa participar nas datas específicas em que as atividades ocorrerem.

Os interessados deverão estar atentos aos seguintes prazos e datas:

 • Curso: Atuação do Suas no enfrentamento ao Trabalho Infantil

• Período: 19/7/2023 a 21/8/2023

• Inscrições: 19/6/2023 a 31/7/2023

• Link de inscrições: https://poliscivitas.com.br/sedese/

Além disso, confira também o cronograma das atividades previstas para o curso, clicando aqui.

Dúvidas podem ser encaminhadas para a Faculdade Pólis Civitas, pelo e-mail: atendimento@poliscivitas.com.br ou WhatsApp: (41) 3015-5559.