Novo prazo vai até 1º de outubro e busca fomentar o trabalho preventivo junto aos profissionais que atuam em situações de desastres

Foi prorrogrado, até 1º de outubro, o prazo para inscrição no curso de Atuação Socioassistencial em Contextos de Emergência e Calamidade Pública. Esta é mais uma oportunidade oferecida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) para capacitar os trabalhadores que atuam em situações de desastre, permitindo o trabalho preventivo no período que antecede calamidades e emergências.

Oferecido pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas), em parceria com a Faculdade Polis Civitas, o curso é gratuito e totalmente online, o que permite aos participantes acessar todo o conteúdo e atividades por meio de uma plataforma de ensino a distância, mesmo que não possam participar das atividades (ao vivo) nas datas específicas em que ocorrem.

A capacitação é direcionada a gestores, conselheiros, representantes dos usuários em conselhos e comissões, bem como trabalhadores da rede socioassistencial governamental e não governamental do Sistema Único de Assistência Social (Suas), além de outros profissionais que atuam nas áreas de direitos humanos e defesa civil.

Capacitação

A iniciativa da Sedese tem como principal objetivo capacitar e instrumentalizar os municípios para o atendimento à população que possa ser afetada por eventos adversos, garantindo proteção e acolhimento por parte do poder público.

O curso, que teve início em 15 de setembro, oferece uma carga horária total de 20 horas e ficará disponível para conclusão até 9 de outubro. Todo o conteúdo do curso já está disponível na plataforma. O certificado ficará disponível para o aluno após cinco dias úteis contados a partir da data da finalização da capacitação. 

Conteúdo

Durante a capacitação serão abordados diversos temas essenciais, como conceitos de emergência e calamidade pública, funções da Defesa Civil, processo de decretação de estado de emergência, uso da ferramenta S2ID para planos de contingência e recursos, papel do Gabinete de Crise, elaboração de planos para redução de riscos e colaboração entre entes federados.

A atuação interdisciplinar, vigilância socioassistencial e integração de Serviços de Proteção Social, estratégias pré, durante e pós emergências, bem como habilidades de gestão para financiamento completam o curso, preparando os participantes para lidarem melhor com as situações emergenciais.

Acesso ao curso

Curso: Atuação Socioassistencial em Contextos de Emergência e Calamidade Pública

Inscrições: Até 1º de outubro de 2023

Link de inscrições: https://poliscivitas.com.br/sedese/

Período do curso: de 15 de setembro a 9 de outubro de 2023

Mais informações ou dúvidas:

E-mail: atendimento@poliscivitas.com.br

Whatsapp: (41) 3015-5559


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.