O que é?

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

O valor recebido por cada família, depende de sua composição (total de pessoas, crianças e adolescentes, gestantes e nutrizes). O Programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Como ter acesso ao benefício?

Para ter acesso ao benefício do programa Bolsa Família, as famílias devem:

  1. Estar cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Para saber como se cadastrar: clique aqui);
  2. Atender aos critérios de renda do Programa Bolsa Família, que são: renda per capita mensal inferior a R$ 89,00 ou a R$ 178,00, conforme composição familiar;
  3. Aguardar a concessão do benefício que é feita de maneira automatizada pelos sistemas do Governo Federal.

Condicionalidades do Bolsa Família

As condicionalidades são compromissos assumidos pelas famílias para que continuem recebendo o benefício e tem como objetivo enfrentar vulnerabilidades nas mais diferentes áreas e não apenas a renda.

O Bolsa Família incentiva o acesso das famílias as políticas públicas de saúde e educação, através do acompanhamento do cumprimento das condicionalidades do programa:

  1. Manter crianças e adolescentes na escola;
  2. Pesar, medir e vacinar regularmente as crianças de até 07 anos;
  3. Realizar consultas pré natal (caso a família possua gestantes).