Série de eventos são preparatórios para a Conferência Estadual, que será realizada em outubro

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) realizam, desde julho deste ano, as Pré-Conferências Regionais de Assistência Social. Os encontros já foram realizados em 16 Diretorias Regionais da Sedese, abrangendo aproximadamente 65% dos municípios do estado. Os eventos são preparatórios para a Conferência Estadual que será realizada de 3 a 5/10, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Com o tema “Reconstrução do SUAS: o Suas que temos e o Suas que queremos”, as Pré-Conferências discutem os desafios e as perspectivas para o futuro do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a efetivação de direitos sociais. A discussão coletiva entre segmentos da sociedade civil e do governo tem sido característica marcante das pré-conferências. 

Para a subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco, as pré-conferências têm sido importantes momentos de avaliação e diagnóstico sobre o Suas no estado. “Além de eleger os delegados que representarão os municípios e regiões na Conferência Estadual, a Conferência Regional é um espaço para aproximar e escutar os municípios, gestores, usuários, trabalhadores e entidades de assistência social sobre as potencialidades e desafios das regiões na política pública de assistência social”, destacou Mariana.

preconferencia2

A participação ativa de diversas entidades, organizações e cidadãos têm enriquecido as discussões, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das necessidades e desafios enfrentados. Isso reforça a importância do controle social e da participação efetiva dos usuários no aprimoramento do Suas.  

Até o momento, 10 das 15 pré-conferências planejadas já foram realizadas. Até setembro, mais cinco pré-conferências estão agendadas, nas cidades de abrangência das Diretorias Regionais de Montes Claros, Salinas, Divinópolis, São João del Rei, Passos e Juiz de Fora.  

Confira as datas e locais dos próximos eventos: https://blog.social.mg.gov.br/tem-inicio-as-pre-conferencias-regionais-de-assistencia-social/