As emergências climáticas, em suas diversas expressões, são uma realidade cada vez mais frequente no Brasil, afetando especialmente as famílias em situação de vulnerabilidade social usuárias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Diante desse cenário, foi criada a plataforma Adapta SUAS | Emergências, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a B3 Social, que tem como objetivo fortalecer a capacidade dos municípios na resposta a situações emergenciais.
A plataforma oferece uma ferramenta de autoavaliação voltada aos gestores municipais da Assistência Social, permitindo que identifiquem o nível de preparação de suas equipes e serviços para atuar em contextos de emergências climáticas. Após o preenchimento do formulário, o município recebe um relatório situacional personalizado com recomendações específicas e links para materiais de apoio, como orientações técnicas elaboradas em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A ferramenta foi criada com base nos desafios enfrentados pelo UNICEF no apoio técnico a emergências recentes na Bahia, Amazonas e Rio Grande do Sul. Além disso, um diagnóstico com a participação de mais de mil gestores e trabalhadores da Assistência Social evidenciou a necessidade de fortalecer a resposta do SUAS em momentos críticos.
Até o momento, mais de 570 municípios brasileiros já realizaram a autoavaliação.
Como participar?
- 1️⃣ Acesse a plataforma no link: Adapta SUAS
- 2️⃣ Clique no botão Acesse a ferramenta
- 3️⃣ Preencha o formulário com base na realidade do seu município
✅ Pronto! O município receberá um relatório completo com a situação atual da Assistência Social em relação às emergências e sugestões de como avançar na preparação para esses eventos.
Para mais informações, acesse a plataforma : Adapta SUAS