Com dois dias de trabalho, evento reuniu referências da área que apresentaram painéis aos representantes municipais da Assistência Social de Minas

O Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais (Cogemas-MG), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), realizou, nessa quinta e sexta-feira (6 e 7), o VII Encontro Mineiro dos Gestores Municipais da Assistência Social. O evento reuniu aproximadamente 400 gestores de 254 municípios, no auditório da Puc Minas, em Belo Horizonte.

O objetivo do encontro foi buscar melhorias para a política da assistência social de Minas Gerais e focar no atendimento das demandas de todos os municípios, especialmente os de pequeno e médio porte, que correspondem a mais de 90% dos municípios mineiros.

A secretária Elizabeth Jucá reafirmou o compromisso com a assistência social de Minas. “Para nós, a vida acontece no município. Para construir e reconstruir políticas públicas, precisamos levar em consideração a evolução da sociedade, tanto positiva, quanto os problemas. Quem está na ponta sabe melhor dos problemas e precisamos ouvi-los para termos políticas públicas mais assertivas; respostas. Este momento faz parte dessa reconstrução. Ver esse auditório cheio demonstra que vocês estão empenhados. Estamos escutando hoje para nos fortalecermos amanhã”, diz.

O secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, também falou sobre a importância do evento. “Agradecemos o convite para dialogarmos com os gestores e gestoras municipais da assistência social. Pretendo colocar uma agenda de desafio do Suas. Estamos empenhados, com ações projetadas, bem como estratégias para a reconstrução do Suas, a partir de boas relações institucionais sólidas, para que as decisões sejam tomadas de acordo com a realidade do Suas, que é um sistema federativo republicano.”

A presidente do Cogemas, Jorgiane Sousa, abordou as perspectivas. “Estamos sempre querendo articulação ampliada com todas as esferas e atores da temática. Contamos, aqui hoje, com representantes do Suas, mas também de outros órgãos. Sabemos que defensoria e promotoria estão nos apoiando e isso facilita a inclusão de serviços nas nossas cidades. A nossa luta na reconstrução é fazer com que as políticas públicas satisfatórias sejam efetivadas. Nosso objetivo é fortalecer o Suas e vamos dar as mãos e trabalhar nessa luta. Esse é um evento participativo, no qual estamos unificados de forma democrática.”

Jorge Gomes Júnior, diretor do departamento de Assistência Social, se deslocou de Alpercata só para participar do encontro, e não vê a hora de poder levar adiante o conhecimento adquirido no evento. “Foi um momento muito rico de aprendizado com as participações de referências na área e com os painéis. Agora é voltar para minha cidade e colocar tudo em prática.”

Programação
No primeiro dia, pela manhã, aconteceu a abertura dos trabalhos com o Painel 1 que trouxe o tema: “O Suas que queremos: Fortalecimento do Suas no Brasil em Minas Gerais”, e foi apresentado pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e pelo secretário Nacional da Assistência Social, André Quintão. Em seguida, houve uma apresentação cultural do Grupo de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do projeto Bom Pastor de Sabará. À tarde, a programação seguiu com o painel Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social – Procad Suas, ministrado por Ieda Castro, diretora de Gestão do CadÚnico do MDS, e Nelson Maure, diretor de Gestão do CadÚnico e Programas Socioassistenciais da Sedese. Para fechar o dia, foi entregue o Selo de Responsabilidade Social a todos os municípios associados ao Cogemas.

O segundo dia continuou a debruçar sobre as pautas pertinentes, com o Painel Gestão Financeira e Orçamentária no Suas, apresentado por José Arimatéia, diretor executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, e Roberta Figueiredo, superintendente de gestão do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas).

A Subas ainda aproveitou a oportunidade para oferecer suporte aos municípios com uma banca de apoio técnico, formada por representantes de todas as diretorias da Subsecretaria, a fim de sanar dúvidas dos representantes da assistência social do município.

Categorias: COGEMAS MG