Abertas, até 24/9, as inscrições para o oitavo curso do Programa de Capacitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG). O curso “Atuação Socioassistencial em Contextos de Emergência e Calamidade Pública” é destinado aos profissionais que atuam em casos de emergência e calamidade pública. 

Oferecido pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas), em parceria com a Faculdade Polis Civitas, o curso é totalmente on-line e gratuito. Todas as atividades e materiais serão disponibilizados em plataforma de ensino a distância, permitindo o acesso e acompanhamento do conteúdo pelos inscritos, mesmo que não possam participar nas datas específicas em que as atividades síncronas (ao vivo) ocorrerem.

Essa iniciativa tem como objetivo preparar instrumentalizar os municípios para o atendimento à população que possa ser atingida por algum evento adverso e que necessita do apoio e suporte do poder público, garantindo a proteção e o acolhimento dessa população. 

Segundo a diretora de Proteção Social de Alta Complexidade da Sedese, Tatiane Sanção, a atuação da Sedese junto aos municípios está voltada para a gestão e coordenação das ações de resposta aos impactos sociais provocados por situações de emergência e estados de calamidade pública, o apoio e acompanhamento dos municípios atingidos, elaboração de materiais técnicos e de orientação, análise de dados, sistematização de informações, produção de relatórios e publicização das informações e de materiais de orientação. 

“Essa é mais uma ação de apoio técnico e uma entrega da Sedese, por meio da Subsecretaria de Assistência Social, para a qualificação dos municípios na oferta da proteção a famílias e indivíduos atingidos”, destaca Tatiane.

Público 

A capacitação é destinada a gestores, conselheiros, representantes dos usuários em conselhos e comissões, e trabalhadores da rede socioassistencial governamental e não governamental do Sistema Único de Assistência Social (Suas), assim como demais profissionais que atuam de forma interdisciplinar nas áreas de direitos humanos e defesa civil.

Até 24/9 

Para participar, os interessados devem realizar a inscrição até 24/9, clicando aqui. importante lembrar que é preciso utilizar um endereço de e-mail pessoal. 

Para mais informações ou em caso de dúvidas sobre a capacitação, basta acessar https://poliscivitas.com.br/sedese/ ou entrar em contato com a Faculdade Polis Civitas, por e-mail atendimento@poliscivitas.com.br ou whatsapp (41) 3015-5559.

Capacitação 

Com início programado para o dia 15/9, o curso terá carga horária total de 20 horas, ficando disponível para conclusão até o dia 9/10. O certificado ficará disponível para o aluno após 5 dias úteis contados a partir da data da finalização da capacitação. 

Durante a capacitação, os participantes explorarão conceitos essenciais de emergência e calamidade pública, além das funções da Defesa Civil. O curso abordará ainda o processo de decretação de estado de emergência, o uso da ferramenta S2ID para planos de contingência e recursos, o papel crucial do Gabinete de Crise, a elaboração de planos para redução de riscos e colaboração entre entes federados. 

A atuação interdisciplinar, vigilância socioassistencial e integração de Serviços de Proteção Social também serão foco da capacitação. Estratégias pré, durante e pós emergências, bem como habilidades de gestão para financiamento, completam o curso, preparando os participantes para lidarem melhor com essas situações.

Serviço

Curso: Atuação Socioassistencial em Contextos de Emergência e Calamidade Pública 

Inscrições: 1/9/2023 a 24/9/2023  

Link de inscrições: faça sua inscrição clicando aqui 

Período do curso: 15/9/2023 a 9/10/2023 

Mais informações ou dúvidas: 

E-mail: atendimento@poliscivitas.com.br 

Whatsapp: (41) 3015-5559