Versão atualizada do sistema amplia acessibilidade e garante mais agilidade na prestação de contas pelos municípios 

sigcon 2024

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) anuncia a abertura do Sistema de Gestão de Convênios, Portarias e Contratos do Estado de Minas Gerais (Sigcon) para a prestação de contas dos recursos transferidos pelo Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Essa etapa contempla os repasses realizados em 2022 e 2023. 

Neste ano, o trabalho será realizado em uma versão atualizada do Sigcon, desenvolvida ao longo de 2024. A modernização do sistema é um dos motivos pelos quais a prestação de contas não foi realizada anteriormente. A principal novidade é que o sistema agora pode ser acessado por qualquer navegador web, ampliando a acessibilidade e tornando o processo mais ágil e simplificado para os gestores municipais, além de otimizar as atividades do Feas. 

Também foi publicada a Resolução nº 100, de 27 de novembro de 2023, que estabelece diretrizes claras para o registro dos valores transferidos pelo Fundos Estaduais de Assistência Social (FEAS) aos Fundos Municipais de Assistência Social (FMAS). A norma busca oferecer maior segurança jurídica aos municípios e promover avanços significativos na gestão dos recursos.

Atenção aos prazos e procedimentos 

  • Verifique seu e-mail e mantenha o cadastro atualizado no Cadastro Geral de Convenentes (Cagec).
  • A comunicação oficial da Sedese foi enviada ao e-mail principal do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) cadastrado no Cagec. Caso não tenha recebido a mensagem, siga estes passos:
  • Confira sua caixa de entrada e pastas de spam ou lixo eletrônico.
  • Certifique-se de que os dados cadastrais estão atualizados no Cagec, já que o e-mail informado no sistema é o principal canal de comunicação entre a Sedese e os gestores municipais.

A abertura do Sigcon e dos prazos no final de 2024 não trará prejuízos aos municípios. Pelo contrário, permitirá que gestores ainda em exercício registrem as contas dos recursos executados durante sua gestão. Considerando o período eleitoral e a transição de mandatos municipais, a Sedese informa que os municípios têm até 90 dias após a abertura do prazo para realizar o procedimento, com prazo final em março de 2025. 

Para apoiar os gestores que encerram o mandato e os novos que assumirão em janeiro de 2025, a Sedese intensificará, de forma otimizada, as ações de apoio técnico e o atendimento para esclarecer dúvidas. 

A atualização da plataforma eletrônica impactou o início do processo de registro de contas, mas a liberação do sistema ainda neste ano permitirá que gestores com informações organizadas iniciem o preenchimento imediatamente. 

Com essa iniciativa, a Sedese reafirma seu compromisso com uma gestão eficiente e transparente dos recursos públicos, aprimorando continuamente os processos e facilitando o trabalho dos municípios na execução das políticas de assistência social. 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail dgfeas@social.mg.gov.br ou pelo telefone/WhatsApp do Feas: (31) 3916-8043.