Capacitações desenvolvidas ao longo do primeiro semestre certificaram profissionais de diferentes municípios

Sibec turma

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) finalizou com sucesso mais uma etapa de capacitação que beneficiou 28 turmas de para gestores e técnicos municipais sobre os Sistemas de Benefícios ao Cidadão (Sibec) e de gestão do Cadastro Único (CadÚnico).

As capacitação fazem parte da política de capacitação permanente da Subsecretaria de Assistência Social da Sedese que tem promovido essas iniciativas, em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), de forma contínua ao longo dos anos, com o objetivo de alcançar todos os 853 municípios de Minas Gerais.

Capacitações para melhoria na gestão de benefícios

No primeiro semestre de 2024, as capacitações promovidas pela Sedese, MDS e Caixa contribuíram para a melhoria da qualidade de gestão e qualificação das informações sobre a população de baixa renda que são inseridas e tratadas nos sistemas, por meio da capacitação sobre o Sistema de Cadastro Único (V7), bem como com o aprimoramento dos processos de gestão de benefícios do Programa Bolsa Família proporcionados pela capacitação do Sibec.

Desde março, 379 técnicos e gestores do Programa Bolsa Família de 280 municípios foram treinados no Sibec. Este sistema é essencial para a administração dos benefícios do programa, permitindo a realização de bloqueios, desbloqueios, cancelamentos, suspensões e reversões, além de oferecer ferramentas para consultas e extração de relatórios gerenciais.

Até junho, 234 profissionais de 150 municípios também participaram das capacitações do Sistema de Cadastro Único, conhecido como V7. Este sistema é um instrumento importante para a identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda no Brasil, permitindo a inclusão e atualização cadastral de famílias em programas sociais, além de ser uma importante ferramenta de planejamento de políticas públicas voltadas para esse público-alvo.