Nessa quarta-feira (10/07) ocorreu em Belo Horizonte, a 178 Reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, que contou com a presença dos representantes municipais e estaduais da comissão na sede da SEDESE na Cidade Administrativa.

Conforme a pauta da reunião, os informes da SEDESE/Subas foram apresentados, sendo trazidos os informativos aos municípios, com enfoque as demandas que foram atendidas pelo estado frente às solicitações apresentadas em reunião anterior.

Dentre dessas informações, foram levantados dois pontos importantes, um referente ao 35 municípios pendentes com o preenchimento do demonstrativo financeiro de 2015 e/ou 2016 e com isso, encontram-se sem repasse do recurso. Além disso, foi trazido pela SEDESE/Subas a situação da aldeia Pataxó que foi impactada pelo rompimento da barragem de Brumadinho.

Para os pontos apresentados, foi proposto, ao primeiro tema, uma oficina com os 35 municípios para entender as dificuldades em relação ao preenchimento do demonstrativo financeiro. Ao outro tema, foi proposta uma força tarefa entre o município, o ministério público e a SEDESE, através da Subas e Subdh, para acompanhamento da execução das ações socioassistenciais junto à comunidade indígena atingida.

Os municípios trouxeram em última reunião da CIB a questão da estruturação das Diretorias Regionais da SEDESE. Foi apresentada pelo estado a situação atual das diretorias e o que vem sendo desenvolvido no que tange a otimização de recursos e a operacionalização dos serviços prestados na regionais. Foi proposto ainda, uma estratégia digital para que o estado tenha capilaridade e consiga alcançar os gestores municipais, além disso, foi solicitado que os representantes da CIB repassassem a SEDESE/Subas os temas aos quais os gestores têm demandado capacitação. e por fim, foi ressaltado a importância das diretorias regionais em relação ao fortalecimento da política de assistência social no estado. Após os pontos apresentados, foi proposto pela SEDESE/Subas apresentar soluções na próxima reunião da CIB para as demandas discutidas.

Por fim, foi pactuada a resolução da CIB que define o prazo final para preenchimento do Plano de Serviços 2019, ficando 30/08 para o órgão gestor municipal e 30/09 para o conselho municipal e ao final da reunião foi apresentado relato da Câmara Técnica do PPCAM.

Roseli · 6 de setembro de 2019 às 14:40

Muito legal