O Gabinete Militar do Governador realizou, na segunda-feira (20/12), uma solenidade em homenagem aos colaboradores da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). A cerimônia aconteceu no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e agraciou militares e civis que atuam em diversas frentes nas ações de defesa civil no estado.

Na oportunidade, a Medalha do Mérito de Defesa Civil, edição 2021, foi conferida a Cristiano de Andrade, superintendente de Proteção Social Especial, da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

“Este é um reconhecimento do papel que a Sedese vem desempenhando em conjunto com a Defesa Civil Estadual, sobretudo nos últimos anos, que exigiram do Poder Público Estadual uma atuação conjunta e coordenada frente às situações de calamidade pública”, avalia Cristiano.

A Sedese é parceira da Defesa Civil Estadual e atua de forma integrada para oferecer proteção às famílias atingidas por situações de emergência e calamidade, bem como fornece o apoio necessário aos gestores municipais de assistência social.

A Medalha de Mérito da Defesa Civil foi instituída pelo decreto nº 23.658, em 4 de julho de 1984, e é entregue anualmente como forma de reconhecimento e incentivo à prática de ações de solidariedade humana no estado.

Na solenidade, a Medalha foi outorgada pelo Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel da Polícia Militar, Osvaldo de Souza Marques. A solenidade comemorou o 58º aniversário do Gabinete Militar do Governador, 44º aniversário da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e outorga da Medalha de Mérito Militar e Medalha de Mérito da Defesa Civil.