Evento reúne mais de 500 profissionais e aborda avanços, desafios e práticas de proteção para idosos em situação de vulnerabilidade

webinario cuidad pessoa idosa

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realiza webinário para debater o “Atendimento e Acolhimento para Pessoas Idosas no Sistema Único de Assistência Social (Suas)”. Promovido pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas), o evento reforça o apoio técnico oferecido pela Sedese aos municípios, discutindo desafios e possibilidades para garantir a proteção integral de pessoas idosas que vivenciam situações de violência e vulnerabilidade.

A diretora de Alta Complexidade da Sedese, Tatiane Reis, ressalta a importância de manter diálogos contínuos sobre os cuidados específicos e especializados em saúde e assistência para o público idoso. “Ampliar o debate sobre acolhimento e atendimento às pessoas idosas é essencial para que todos os municípios possam garantir um serviço digno, respeitoso e que preserve a qualidade de vida desse público”, afirma Tatiane.

Apoio técnico e fortalecimento de políticas

O evento reafirma o papel da Sedese no suporte técnico aos 853 municípios de Minas Gerais, promovendo o aprimoramento dos serviços e a universalização do acesso aos direitos socioassistenciais para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, conforme preconiza o Estatuto do Idoso.

No webinário, realizado nessa quinta-feira (7/11), cerca de 558 profissionais receberam orientações, incluindo gestores municipais, técnicos, cuidadores de unidades de acolhimento, além das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Diretorias Regionais (DRs) da Sedese.

Entre os convidados, autoridades renomadas compartilharam suas experiências e conhecimentos na área. A promotora de Justiça Dra. Vânia Samira Doro Pereira Pinto fez reflexões sobre legislações e normativas voltadas para a proteção desse público. Daniella Cristina Sant’Ana, da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), falou sobre a importância do trabalho intersetorial para fortalecer o acolhimento institucional de idosos.

Nélia Aparecida, secretária de Assistência Social de Itabira, compartilhou a experiência bem-sucedida do município com o Programa Guarda Subsidiada, um modelo que visa evitar o acolhimento institucional, oferecendo suporte a cuidadores familiares.

Fotos