Primeiro ciclo de oficinas do PAIF e PAEFI reúne profissionais para ressignificar práticas na Política Nacional de Assistência Social

fotoSubas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), realizou o primeiro ciclo de capacitação sobre o Trabalho Social com Famílias, no contexto do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). A iniciativa busca fortalecer a atuação dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) por meio da reflexão e aprimoramento de práticas da assistência social.

Realizada em outubro, a oficina inaugural contou com a presença de servidores da Subas, da Subsecretaria de Direitos Humanos, das Diretorias Regionais e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Regionais. Durante o evento, foram abordados temas estratégicos e metodológicos que orientam a política de assistência a famílias, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e reavaliação de práticas de atuação.

Ao longo de toda a oficina, os participantes foram provocados a ampliar e ressignificar o entendimento sobre a atuação dentro da Política de Assistência Social. Foram momentos de aprendizagem, troca de experiências e entendimento sobre os pilares da atuação na assistência social. 

Os temas do evento foram abordados por duas especialistas de destaque: Abigail Silvestre Torres, doutora em “Segurança de convívio e de convivência: direito de proteção na Assistência” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); e Stela da Silva Ferreira, doutora em “Educação Permanente no SUAS: gestão democrática para uma ética pública”, também pela PUC/SP. As apresentações das especialistas contribuíram para expandir a compreensão dos participantes sobre a prática no contexto da assistência social e fortalecer a rede de apoio e proteção social que o Governo de Minas e a Sedese vêm promovendo no estado.

Essa ação faz parte dos esforços do Governo de Minas para aprimorar o trabalho com as famílias atendidas pelos serviços de assistência, reforçando o compromisso com uma política social mais humanizada e eficaz para toda a população.