Ação é resultado de um processo de aprimoramento da política de educação permanente no estado

live subas capacitacao

Nessa segunda-feira (18/12), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) realizou a Live “Capacitação também é trabalho” que discutiu os desafios e as possibilidades para a formação contínua dos profissionais da assistência social.

O encontro online faz parte da política de educação permanente promovida pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas) que ao longo de 2023 desenvolveu diversas ações de qualificação, como apoio técnico, atendimentos, oficinas, videoconferências, visitas, capacitações e eventos, presenciais e virtuais.

“Essa iniciativa veio para entendermos quais as dificuldades dos trabalhadores e gestores do Suas de participarem das qualificações e como podemos melhorar isso”, destacou a subsecretária de Assistência Social, Mariana Franco. “Trata-se de uma importante ação que busca trazer para discussão a qualificação e a educação durante o trabalho. Só vamos conseguir aprimorar o nosso serviço se nos capacitarmos de forma permanente. Esse é um desafio para todos nós”, ressaltou.

Desafios e perspectivas

O encontro virtual de segunda-feira foi fruto da colaboração entre o Núcleo Estadual de Educação Permanente (Neep -Suas/MG) e da Subas, e teve como ponto de partida uma pesquisa abrangente junto a gestores e trabalhadores. No levantamento foram questionados diversos aspectos, como, por exemplo, a infraestrutura que o município viabilizava para possibilitar a participação dos trabalhadores nas ações de qualificação desenvolvidas pela Sedese; como se deu a divulgação aos trabalhadores; e a utilidade do conteúdo repassado.

Durante o evento, as discussões foram em torno dos desafios enfrentados pelos profissionais do Suas durante o expediente. A sobrecarga de trabalho foi identificada como um obstáculo significativo para o pleno desenvolvimento das ações de educação permanente.

Diálogo

A iniciativa da Sedese enfatizou a importância de um diálogo contínuo e aberto sobre educação permanente, destacando o compromisso do Governo de Minas em ouvir as experiências dos profissionais que atuam no Suas nos 853 municípios do estado. “A ideia é consolidar a campanha ‘Capacitação também é trabalho’ como um momento de escuta e diálogo no sentido de aprimorar a educação permanente e discutir os desafios e estratégias para que consolidemos a função do Suas em Minas”, pontuou Gabriele Silva, Superintendente de Gestão do SUAS, Vigilância e Capacitação da Sedese.

A secretária de Assistência Social de Florestal, Maria Aparecida Vasconcelos, que participou do evento da Sedese, enfatizou que a educação permanente é motivadora e essencial para que os profissionais possam oferecer um serviço de qualidade para a população. “Se o profissional estiver qualificado para o atendimento, ele consegue, diretamente, melhorar a vida do assistido pela política de assistência social, com abordagens inovadoras, empoderando os usuários”, salientou.

A partir da escuta ativa de experiências nos municípios será possível a promoção de soluções conjuntas que busquem criar um ambiente centrado nas reais necessidades dos usuários e dos profissionais do Suas. “Temos vários desafios pela frente que vão além do trabalho de quem está na ponta e do trabalho da gestão: é como a gente se qualifica. E a forma de conseguirmos isso é estudando de forma permanente; estar sempre aprendendo, buscando e aprofundando conhecimentos”, concluiu Mariana Franco.

Balanço

Em 2023, a Sedese consolidou seu compromisso com a excelência no atendimento sociassistencial no estado. As ações de educação permanente desenvolvidas pela Secretaria alcançaram, de janeiro a novembro, cerca de 27 mil profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 850 municípios (99,6%), o que possibilitou o aprimoramento do serviço prestado pelos profissionais que atuam na área e a melhoria no atendimento à população mineira.

Confira a Live Capacitação também é trabalho completa no youtube da Sedese.