Com 92% de satisfação, projeto oferece apoio e atendimento especializado às equipes municipais
Projeto Portas Abertas em atendimento aos municípios de Caranaíba e Sabinópolis |
O projeto Portas Abertas tem promovido, desde março de 2024, o apoio técnico para gestores e trabalhadores da rede socioassistencial dos municípios mineiros, sobre temas que abrangem a Gestão do SUAS, a Vigilância Socioassistencial e a Educação Permanente.
A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) fortalece a política de assistência social, por meio do atendimento agendado e especializado junto às equipes que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas) em nível municipal.
Desde sua implementação, o projeto já realizou oito agendamentos, beneficiando 97 profissionais de 22 municípios. Com 41% dos atendimentos realizados de forma presencial e 59% à distância, o Portas Abertas tem se mostrado uma ferramenta eficaz e acessível para os gestores e trabalhadores da assistência social.
Segundo Gabriele Silva, superintendente de Gestão do Suas, Vigilância e Capacitação, o projeto tem contribuído significativamente para a melhoria do atendimento técnico oferecido pela Sedese.
“Essa estratégia vem de uma necessidade de organizar melhor as nossas agendas de atendimento aos gestores e trabalhadores do Suas, para qualificar esses momentos, dedicando um tempo de qualidade para ouvir os profissionais dos municípios e, assim, ajudar a resolver, de fato, as questões apresentadas”, afirma.
Os municípios mineiros interessados em participar do projeto Portas Abertas podem se inscrever aqui.
Atendimento realizado junto ao município de Dores do Indaiá |
Portas Abertas (SVC)
Uma das características fundamentais do Portas Abertas é a disponibilização de datas específicas para apoios técnicos, que podem ser realizados tanto de forma presencial quanto à distância, oferecidos pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas), por meio da Superintendência de Gestão do Suas, Vigilância e Capacitação.
As equipes das Diretorias de Gestão e Regulação do Suas, Vigilância Socioassistencial e Educação Permanente estão envolvidas neste projeto, e oferecem um suporte direcionado às demandas e dúvidas dos municípios participantes, contribuindo para uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades locais.
Com uma média de satisfação de 92%, a demanda por inscrições tem sido significativa, com agendamentos já realizados até 25/6.
Segundo levantamento da Subas, os profissionais que já participaram destacaram como positiva a qualidade do atendimento, a clareza das informações fornecidas e a resolutividade das demandas apresentadas. Para muitos, o projeto tem representado uma oportunidade de crescimento profissional e fortalecimento da rede socioassistencial em seus municípios.
“Esse olhar para a gestão do Suas é muito importante. É preciso investir em educação permanente dos profissionais que operacionalizam a proteção social nos territórios, para que o Suas possa oferecer melhores serviços à população em situação de vulnerabilidade social”, aponta a superintendente Gabriele Silva.