Com o objetivo de orientar sobre o correto preenchimento dos formulários de cadastramento no CadÚnico, para que a base de dados reflita a realidade socioeconômica das famílias, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) ministrou, em parceria com o Ministério da Cidadania, o curso Capacitação on-line de Formulários do Cadastro Único para Entrevistadores.
O treinamento foi realizado entre os dias 12 e 29 de março, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, plataforma de Ensino a Distância (EaD) do Ministério da Cidadania, a fim de atender às demandas de capacitação em um contexto que impede a aplicação do formato presencial.

Com carga horária de 32 horas, o curso foi organizado em atividades síncronas e assíncronas, tendo como base o Manual do Entrevistador. As aulas foram transmitidas ao vivo diariamente pela plataforma Jitsi Meet, totalizando 10 dias. A turma inicial foi disponibilizada para 45 municípios. O material completo do curso está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (http://www.mds.gov.br/ead/).

Por meio da plataforma EaD, os participantes tiveram acesso às atividades assíncronas obrigatórias (testes, momentos de reflexão, vídeos, exercícios e avaliação de reação) necessárias para avançar no curso. A plataforma também possui um espaço de biblioteca com tutoriais e materiais do curso e Fóruns de Dúvidas.

Nelson Maure, diretor de Gestão do CadÚnico e Programas Socioassistenciais da Sedese, conta que está sendo realizada avaliação da execução do curso para possíveis adequações e melhor atendimento das demandas apresentadas durante esta turma inicial. “Sabemos da importância do trabalho do entrevistador para o atendimento adequado às famílias em situação de vulnerabilidade e, principalmente, para garantir o acesso aos programas, serviços e benefícios socioassistenciais”.

A Sedese pretende, a partir de agora, abrir novas turmas para continuar com o trabalho de capacitação iniciado com esta turma piloto.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.