Os novos gestores municipais de assistência social já podem acessar um material orientativo disponibilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Estado de Assistência Social (Subas). A publicação, em formato de cartilha, traz orientações para os gestores da política de assistência social para a gestão 2021-2024. A ideia é que o material apresente, de forma resumida, uma apresentação sobre a atuação dos secretários municipais de assistência social e os primeiros passos para que estes formalizem seu cadastro como gestores e tomem ciência das primeiras providências nesta nova gestão que se inicia.

A cartilha contém, informações básicas – mas essenciais – sobre a organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os principais instrumentos de gestão, a rede socioassistencial, alguns marcos normativos sobre a atualização dos dados do município nos Sistemas de Informações oficiais, além de trazer alguns contatos da Subsecretaria de Assistência Social e Diretorias Regionais da Sedese, parceiras no apoio técnico aos municípios no âmbito do SUAS.

Aos novos gestores e aos gestores que permanecem à frente da Política de Assistência Social nos territórios mineiros, a Sedese deseja boas vindas e se coloca à disposição para a busca de um SUAS fortalecido aos cidadãos de Minas Gerais!

A Sedese também já disponibilizou conteúdo direcionado para o acesso e atualização de dados do município nos Sistemas de Informação do SUAS. A publicação está disponível neste link.