No início de dezembro, o Creas Regional Alto Jequitinhonha, com o apoio do Projeto Caminhando Juntos (PROCAJ) e em parceria com os municípios de Gouveia, Datas, Monjolos, Felício dos Santos, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves e Couto Magalhães de Minas e Diamantina, realizou a Campanha do Laço Branco – homens pelo Fim da Violência contra a mulher.

Durante 16 dias, os municípios abraçaram a campanha criando espaços de diálogos com homens, em “Rodas de Conversa”. Para estes encontros foram realizadas reflexões sobre relações de gênero socialmente construídas, definições de papeis masculino/feminino e como estes fatores impactam as relações afetivas e resultam na violência doméstica e familiar.

Para Maria de Lourdes Borges, Coordenadora do CREAS Alto Jequitinhonha, as ações realizadas possibilitaram a conscientização do público presente sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero, além de avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas, as ações de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha.
Após as discussões, os participantes foram presenteados com laços brancos, símbolo da ação.