A Subsecretária de Assistência Social, Janaina Reis, participou dias (12 e 13/11), na sede da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte, do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), voltado aos subsecretários de Estado. O objetivo do projeto, que integra o Transforma Minas, é valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança, entre elas orientação para resultados, resiliência diante de desafios, engajamento de pessoas, comunicação, entre outras.

Foto: Gil Leonardi – Imprensa/MG

Estratégia e o papel do líder na gestão foram alvo do treinamento. Após a conclusão, será apresentado pelos subsecretários um plano de entregas, com as metas de cada setor. Como parte desse processo, coube a cada um dos gestores indicar, por exemplo, quais os projetos estratégicos do governo em que sua atuação está inserida, como é possível contribuir e as entregas prioritárias de sua pasta.

O PDL também contou com a participação do Governador Romeu Zema no dia (13/11) que relatou aos subsecretários suas experiências como gestor e destacou a necessidade de os líderes terem contato direto com os seus liderados. Ele ainda pontuou os objetivos buscados com o Transforma Minas.


Foto: Gil Leonardi – Imprensa/MG

“Os subsecretários são importantíssimos na estrutura do Estado. Eles têm capacidade de multiplicar o conhecimento que queremos disseminar na máquina  pública e esse treinamento vai dar a ele ferramentas importantes para mudar essa cultura, fazendo com que os resultados esperados cheguem ao povo mineiro, com melhorias na SaúdeEducaçãoSegurança e em todos os serviços prestados ao povo mineiro.

O Transforma Minas está no contexto de que queremos que a máquina pública se profissionalize. Vejo que o Estado é um celeiro de talentos, mas a má política se encarregou de deixar esses talentos abafados. Estamos dando agora oportunidades para essas pessoas aflorarem e mostrar como são competentes”, afirmou Romeu Zema.

“Sempre fui um gestor que tive contato com a equipe e passei experiências. Conversar e escutar as pessoas é o caminho. Estamos juntos e quero que nosso Estado venha se tornar mais eficiente. O Estado não visa lucro, mas podemos usar os recursos da forma mais eficiente possível”, completou o governador, que teve a oportunidade de discutir metas e estratégias com os presentes durante as dinâmicas realizadas em grupo.

O treinamento é coordenado pela Fundação João Pinheiro, enquanto a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) é responsável pelo Transforma Minas. 


Foto: Gil Leonardi – Imprensa/MG

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.