Serviços e Benefícios Socioassistenciais

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso a direitos e o usufruto deles e ainda, contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

O trabalho social continuado do PAIF conta com ações culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.

Acesse os materiais referentes ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.


Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A fim de complementar o trabalho social com famílias realizado pelo PAIF, há o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Organiza-se em grupos, de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências entre os usuários, assim como desenvolver o seu sentimento de pertença e de identidade.

O SCFV possui caráter preventivo e proativo que, como os demais serviços de Proteção Social Básica, antecipa-se às situações de desproteção familiar e àquelas constatadas no âmbito público, oferecendo aos usuários alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social, podendo ser ofertado nos CRAS ou em Centros de Convivência, que são instituições públicas, bem como em instituições vinculadas à entidades de assistência social, devidamente inscritas no Conselho de Assistência Social dos municípios ou Distrito Federal (DF).

Acesse os materiais referentes ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


Benefícios Eventuais

Os Benefícios Eventuais são um tipo de proteção social que se caracteriza por sua oferta de natureza temporária para prevenir e enfrentar situações provisórias de vulnerabilidade decorrentes ou agravadas por nascimentos, mortes, vulnerabilidades temporárias e calamidades. São concedidos em forma de pecúnia (dinheiro), bens (cestas básicas, por exemplo) ou serviços (auxílio funeral, por exemplo) aos indivíduos e às famílias com impossibilidade temporária de arcar, por conta própria, com o enfrentamento de situações de vulnerabilidade decorrentes ou agravadas por eventos inesperados e repentinos que causam danos, perdas e riscos, desprotegendo e fragilizando a manutenção e o convívio entre as pessoas.

Acesse os materiais referentes a Benefícios Eventuais.


Benefício de Prestação Continuada – BPC

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício concedido a idosos ou pessoas com deficiência (PCD), que apresentem algum tipo de impedimento, seja físico, mental, intelectual ou sensorial, que os impeça de participar e interagir plenamente na vida social, trabalhar e obter a renda necessária para sua sobrevivência. Para acessar o BPC, o idoso deve ter a idade mínima de 65 anos e a PCD pode acessar em qualquer idade, desde que sua deficiência o impeça de praticar alguma atividade laborativa. Em ambos os casos a renda per capita da família do beneficiário não poderá ultrapassar a ¼ (um quarto) de salário mínimo vigente, e a família do requerente deve estar devidamente cadastrada no Cadastro Único.

Para solicitar o BPC, deve-se procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região ou o setor de Cadastro Único do município para realização do Cadastro. Após o cadastro, deve-se realizar o agendamento de atendimento no INSS para solicitação do benefício pelo telefone 135, número da Central de Relacionamento da Previdência Social, a ligação é gratuita. O agendamento pode também ser feito pelo site da Previdência, através do link: www.previdencia.gov.br.

Acesse os materiais referentes ao Benefício de Prestação Continuada.


DÚVIDAS ? CONTATE-NOS:

Diretoria de Serviços e Benefícios Socioassistenciais
telefone+55 (31) 3916-8251 
e-mailsoraia.cruz@social.mg.gov.br / psb@social.mg.gov.br


WhatsApp da Subsecretaria de Assistência Social: (31) 98414-3074

Está curtindo nosso conteúdo? Compartilhe!
WhatsApp Contate-nos pelo Whatsapp!