Com o objetivo de orientar e tirar as dúvidas dos municípios mineiros sobre os sistemas de informação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Sedese realizou, dia 19/01, a primeira Agenda Permanente de Sistemas.

Por meio da Diretoria de Vigilância Socioassistencial, o evento teve como tema o Demonstrativo Sintético da Execução Físico-Financeira, instrumento de prestação de contas anual dos recursos federais. A ação foi direcionada aos responsáveis pelo preenchimento do Demonstrativo nos municípios.

O encontro contou com a presença de 137 cidades e 18 Diretorias Regionais Sedese, e abordou tópicos como: a contextualização e marcos normativos da prestação de contas; a instrução de processo de prestação de contas; o acesso ao sistema; o preenchimento de cada aba do Demonstrativo (informações gerais, serviços/programas, gestão PBF e gestão SUAS); e, funcionalidades do Demonstrativo Sintético (pendências, histórico de versões, habilitação e retificação do demonstrativo).

O encontro virtual foi gravado para que os gestores municipais tenham acesso à reunião. A gravação do evento está disponível no YouTube, através do link: https://youtu.be/gDqEYJYjbRE. Uma cópia da apresentação está disponível clicando aqui.

Uma nova agenda para discutir a aprovação do Demonstrativo pelo Conselho Municipal de Assistência Social está marcada para o dia 02/02/2022.

Manuais de preenchimento do Demonstrativo 2020:

Manual de Preenchimento do Demonstrativo Serviço e IGD SUAS

Demonstrativo IGD PBF: Instrução Normativa 7/2021

Contato para dúvidas/dificuldades sobre o Demonstrativo: divisom@social.mg.gov.br